A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, entre os dias 01 e 03 de agosto, o 5º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática. Para esta edição do evento, foram convidados pesquisadores brasileiros, de Portugal e dos Estados Unidos para discutir os temas mais atuais para a educação financeira no Ensino Básico.

“Uma pesquisa realizada na Austrália mostrou os impactos surpreendentes que uma população minimamente educada em questões financeiras traz para a economia de um país: na redução das taxas de desemprego, no crescimento do PIB” conta o professor Amarildo da Silva – coordenador do Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática (Nideem), responsável pela organização do evento no Brasil.

Desde 2003, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – uma das organizações econômicas mais fortes no mundo – propôs aos seus países membros introduzir a educação financeira nos currículos escolares. O Brasil, que ainda almeja uma cadeira na organização, participou deste acordo e vem se organizando para incorporar esse conteúdo na educação básica. 

“Com isso, nós, pesquisadores da UFJF, começamos a desenvolver pesquisa para oferecer visões alternativas aos professores quando esse tema chegasse às salas de aula”, explica Silva. Desta forma, o Seminário foi criado para reunir e divulgar as experiências e trabalhos dos diversos pesquisadores, professores e alunos (vindos de diferentes países) envolvidos com projetos de educação financeira.

As inscrições para participar já podem ser feitas online e vão até o início do evento e os alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Computação e Pedagogia da UFJF contam com isenção de taxas. Para os demais interessados, os valores variam de acordo com o momento em que as inscrições forem realizadas.

Nesta edição, o evento conta com a participação dos professores António Domingos (Universidade Nova de Lisboa), Ana Elisa Santiago (Instituto Politécnico de Coimbra) Arthur Powell (Rutgers University), além de todos os pesquisadores do Nideem. A mesa de abertura do seminário ocorre às 18h30 desta quinta-feira, com a conferência “Por uma Educação Financeira Crítica e Solidária”.

Ao longo do evento, serão debatidas questões como a inflação, os riscos do consumismo e suas aplicações em sala de aula. “Essa educação financeira, oferecida ainda cedo, aumenta as chances das crianças e adolescentes tornarem-se adultos organizados, que planejam sua vida financeira. Este é o grande impacto: formar cidadãos mais fundamentados, capazes de atuar na vida econômica com mais consciência e entendimento. Além disso, quando os estudantes recebem esta formação, ela impacta nas famílias, nas comunidades e consequentemente na economia do país”, conclui.