A redução de indicadores relacionados ao ingresso e permanência de estudantes nas universidades públicas durante e após a pandemia de Covid-19 levou o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) a buscar uma parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE-GV).

Em reunião realizada na última quinta, 22, com diretores das 130 escolas públicas coordenadas pela SRE-GV, a gerente de graduação da UFJF-GV, professora Angélica Cotta; e o professor Anderson Reis, vice-diretor do Instituto de Ciências Aplicadas (ICSA), explicaram as consequências provocadas pela pandemia e a importância do fortalecimento e divulgação da universidade pública na região. “Cerca de 50% dos nossos estudantes e concluintes são de escola pública e, destes, em sua maioria são da regional de Governador Valadares. Então procuramos sensibilizar os diretores com informações de nossa universidade e sobre as formas de ingresso, que são o Sisu, através da nota do Enem; e o Pism, nosso vestibular seriado”, explicou Angélica Cotta.

A iniciativa foi aprovada pelo diretor da Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, Ronaldo da Silva Castro. “Acredito que a ação foi extremamente assertiva , com o público adequado para incentivar e contribuir para acesso de nossos jovens concluintes de ensino médio da escola pública e permanência dos mesmos na continuidade de seus estudos na graduação, com as opções ofertadas pela universidade em nosso município”, destacou.

Dados do Enem comprovam a queda do número de candidatos a uma vaga no ensino superior. Se comparado ao ano 2014, período em que houve o recorde de inscritos, a edição de 2022 teve uma redução de 61% no número de candidatos. Esses números são refletidos na UFJF-GV. Em 2020 a instituição teve 872 ingressantes, já em 2022 o número caiu para 556. “Os dados demonstram que o ingresso de estudantes no ensino superior tem diminuído”, ressalta a professora Angélica.

No mês de agosto, em dias a serem definidos, a universidade promoverá a Mostra da UFJF-GV. O evento contará com atividades voltadas para representantes de escolas de Governador Valadares e região. “Faremos duas edições: um encontro com os representantes das escolas Governador Valadares e um segundo encontro com representantes de escolas de cidades próximas. Falaremos um pouco mais da universidade e pediremos ajuda no sentido de sensibilizar os estudantes do ensino médio sobre a possibilidade e importância de ingressar em uma universidade pública”, concluiu Angélica.