No mês de junho, duas escolas de Juiz de Fora receberam a visita de pesquisadores ligados ao projeto de extensão da UFJF “A ciência que fazemos”. Em duas ocasiões diferentes, os alunos tiveram a oportunidade de ter um contato mais próximo com a ciência, através das explanações dos professores Altemir Barbosa e Marcone de Oliveira.
Bullying: uma conversa necessária
Na Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, o professor do Departamento de Psicologia da UFJF, Altemir Barbosa, conversou com alunos do sétimo, oitavo e nono ano sobre o que diferencia o bullying de outras formas de violência. Altemir compartilhou experiências de seus próprios tempos escolares e conseguiu dialogar abertamente com os estudantes, elucidando um problema comum a todos eles.
Segundo Altemir, o bullying pode assumir várias formas: físico, verbal, emocional, social e cyberbullying, todas com diferentes níveis de danos às vítimas. A professora Michele Gravina ressaltou que o bullying é um problema na escola, e que a conversa foi especialmente relevante para os alunos mais vulneráveis.
Ciências da natureza e a formação de cidadãos críticos
A Escola Estadual Maria Ilydia Resende Andrade promoveu a “Oficina de Ciências da Natureza e suas tecnologias”, com a participação do pesquisador Marcone de Oliveira. O encontro, parte do projeto “A ciência que fazemos”, aproximou os estudantes do mundo da ciência, através dos apontamentos de Marcone sobre a Química no cotidiano.
O professor José Rafael, que acompanhou a turma durante a visita, disse em entrevista que foi um prazer receber Marcone na escola. Ele destacou que muitos alunos têm interesse em ir para a universidade, e eventos como este permitem que vejam a ciência como um campo aberto e diverso, fomentando a necessidade de diálogo para a ciência e inclusão.
Exemplificando a riqueza de olhares relacionados à visita do pesquisador, a aluna Maria Luiza da Silva, entusiasta da Química, contou que ficou fascinada ao descobrir o funcionamento do anticoncepcional. Ela afirmou ter aprendido muito com a palestra, demonstrando que a escola é um local constante de descobertas.
Sobre o projeto “A ciência como fazemos” e como participar
O projeto “A Ciência que Fazemos” é um projeto de extensão da UFJF que tem como objetivo principal promover a divulgação científica nas escolas de ensino fundamental e médio. Através de visitas de pesquisadores às escolas, a iniciativa aproxima a ciência do cotidiano dos estudantes, incentivando a curiosidade, o pensamento crítico e a cidadania científica.
Ao abordar temas variados, desde questões sociais complexas como o bullying até o papel da química em nossas vidas diárias, o projeto torna a ciência mais acessível e relevante para os estudantes. O intuito é que esses encontros promovam um espaço de diálogo e troca de experiências, e que os alunos possam enxergar o potencial da ciência como uma ferramenta para entender o mundo ao seu redor e, eventualmente, como uma possível carreira.
Para acompanhar as atividades do projeto e saber mais sobre os temas discutidos, siga @cienciaufjf no Instagram.