Estudantes da rede pública visitam instalações da UFJF-GV. (Foto: arquivo pessoal)

Cursos de graduação, bolsas de iniciação científica, assistência estudantil, processos seletivos; são várias as oportunidades que a Universidade Federal de Juiz de Fora oferece à comunidade acadêmica. Para apresentar esses e outros assuntos aos estudantes do ensino médio da rede pública, o campus Governador Valadares promoveu, nesta semana, duas atividades de apresentação da Universidade na cidade.

Estudantes da rede pública receberam informações sobre a UFJF-GV. (Foto: Gabriella Moura)

Na última quinta (22), a gerente de graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta, conversou com cerca de 150 estudantes da Escola Estadual Joaquim Pedro Nascimento. “A atividade é uma iniciativa do Colégio Ibituruna, que visa despertar o interesse dos alunos da rede pública nas oportunidades que a Universidade oferece. Falamos sobre vestibular seriado, as vantagens do Pism, e as bolsas que oferecemos. O objetivo é aproximar o estudante da Universidade e deixar claro que é possível ingressar na Instituição. Muitos acham que está fora do alcance, mas esclarecemos que as oportunidades são para todos”.

Após um bate-papo com servidores da Instituição, estudantes visitaram laboratórios.(Foto: Gabriella Moura)

As ações continuaram nesta sexta (23), quando a Unidade São Pedro da UFJF-GV recebeu a visita de estudantes da Escola Estadual Sagrada Família. As turmas do primeiro ano do Ensino Médio conheceram a estrutura organizacional da Universidade, os cursos oferecidos, as formas de ingresso, visitaram laboratórios e tiveram aulas práticas com discentes e professores da Instituição. A ação faz parte do projeto “Universidade Aberta: apresentações didático-pedagógicas em ciências biológicas para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Governador Valadares”.

Prof. Roberto Lautner apresentou informações da Instituição. (Foto: Gabriella Moura)

Coordenado pelos professores Luiz Gonzaga da Silva Junior e Roberto Queiroga Lautner, o projeto tem como objetivos aproximar os estudantes de escolas públicas da Universidade. “Queremos mostrar que a Universidade existe, que está aqui em GV, e que é acessível a todos. Nosso objetivo é, quem sabe, inspirar esses jovens a decidirem se querem isso para a vida, e talvez trazer uma nova perspectiva a eles”, comentou.

Daniel e o pai, Almir, em visita à UFJF-GV. (Foto: arquivo pessoal)

A chegada dos estudantes às instalações da UFJF-GV, nesta manhã, trouxe ainda mais emoção e boas expectativas ao funcionário terceirizado da Unidade São Pedro, Almir Pandini Júnior. Entre os estudantes que chegavam para conhecer a Universidade, estava Daniel Lucas Pandini, de 16 anos, filho de Almir e estudante do 1º ano. “Foi muito bom vê-lo chegar com a escola, e pensar que ele pode estudar aqui um dia. Ele pensa em fazer medicina, e aqui temos os melhores equipamentos, os melhores profissionais; para o meu filho, é uma experiência muito agradável conhecer a estrutura da Universidade”, finalizou.