O Setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebe, até o dia 30 deste mês, inscrições para o 3º Simpósio de Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico (Idea).
Podem se inscrever estudantes, professores e demais integrantes da comunidade acadêmica da UFJF e de outras instituições de ensino superior da cidade. O candidato pode optar por duas modalidades de participação: ouvinte ou apresentador.
O evento acontece no dia 7 de julho próximo e entre os seus objetivos estão: apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade os resultados das atividades de pesquisa, extensão e/ou treinamento profissional que tenham identificação com as áreas da inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia; estimular o público a discutir esses resultados e criar uma cultura de divulgação científica focada na área da inovação e do empreendedorismo acadêmico.
O 3º Idea evento é realizado com o apoio do Hub Galpão 205, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação, Parque Tecnológico Figueira do Rio Doce, IEBT Innovation, Comunidade Inova em Rede, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o ‘Vuei’, um projeto Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
Para se inscrever, acesse o formulário (clique aqui).
Mais informações podem ser obtidas no regulamento (clique aqui).
UFJF-GV se destaca em programas de inovação de Governador Valadares
O Idea é apenas uma das muitas ações desenvolvidas pelo setor de Inovação com o objetivo de consolidar um ecossistema de inovação na universidade. Além do simpósio, vem realizando uma série de oficinas de ideação para todos os cursos de graduação do campus e, para o segundo semestre, já prepara a quarta edição da maratona de inovação em gestão e saúde, o Ideathon.
E graças a esse estímulo do setor de Inovação, membros da comunidade acadêmica vêm se destacando em eventos realizados na cidade. É o caso do ‘Rio Doce Labs’, que entre os cinco times finalistas tem dois formados por estudantes e professores do campus.
Em outros dois eventos, o ‘Campus Tech’ e o ‘Rio Doce Digital’, discentes de pelo menos cinco cursos da UFJF-GV participaram do desafio, vários deles integrando as equipes vencedoras.
Para o coordenador do Setor de Inovação, professor Hilton Manoel, essa adesão do campus é “reflexo do desenvolvimento do ecossistema de inovação, guiado pela presença de crescente atividade de pesquisa e iniciativas de fomento à inovação”. Ele também destacou que “a presença da universidade federal em Governador Valadares tem mostrado a importância da ciência, tecnologia e inovação para a transformação local.”
Para acompanhar as oportunidades do setor, clique aqui.