A primeira oficina aconteceu na Câmara de Vereadores de GV. (Imagem: Nartep)

O Núcleo de Apoio à Renda, ao Trabalho e ao Empreendedorismo Popular (Nartep) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) tem promovido oficinas para estudantes do ensino médio sobre os direitos básicos dos trabalhadores e demais temas inerentes às relações de trabalho.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o projeto de extensão e a Câmara Municipal de Governador Valadares por meio do Parlamento Jovem de Minas, programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que, dentre outros objetivos, busca “levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade”.

Estudantes da escola estadual Israel Pinheiro também foram beneficiados. (Imagem: Nartep)

O Nartep já realizou duas oficinas: a primeira delas em 5 de maio, na Câmara Municipal de Governador Valadares; e a mais recente delas aconteceu no último dia 14, na escola estadual Israel Pinheiro. A expectativa é realizar a atividade em outras escolas da cidade. Para isso, basta que as instituições inscritas no Parlamento Jovem informem o interesse na realização da oficina através do e-mail (nartepufjfgv@gmail.com) ou do perfil do projeto no Instagram.

Para a professora do Departamento de Direito do campus e coordenadora do projeto, Cynthia Lessa, a principal contribuição dessa iniciativa do Nartep é “preparar esses estudantes para o mundo do trabalho e estimular a construção de consciência crítica sobre questões que envolvem trabalho e emprego”.

Sobre o projeto

O Nartep é um projeto de extensão vinculado ao departamento de Direito da UFJF-GV. Criado em 2022, tem como objetivo realizar trocas entre os estudantes e a comunidade local  em assuntos relacionados ao mundo do trabalho. Para isso, promove oficinas, rodas de conversas, além de oferecer serviço de assistência judiciária gratuita à comunidade em matéria trabalhista e previdenciária.