O trabalho de uma equipe de servidores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) trouxe soluções para problemas nos fluxos de produtos químicos e no manejo de reagentes, utilizados nas atividades de ensino e pesquisa da Instituição. A iniciativa envolveu recursos de programação, elaboração de planilhas e desenvolvimento de algoritmo especializado para computar incompatibilidades entre os elementos. Participaram do trabalho servidores do Departamento de Farmácia e da Gerência de Infraestrutura do Campus.
A demanda foi proposta a partir de dois problemas: a ausência de um sistema de gestão de fluxo de produtos do almoxarifado de reagentes químicos e a necessidade de aprimorar a organização interna dos reagentes, que necessitam ser armazenados observando uma cadeia múltipla de incompatibilidades entre si. Além da morosidade no inventário periódico de todos os reagentes, havia o risco da ineficiência na compra de novos produtos, podendo ocasionar estoque com excedente de diversos produtos vencidos.
Para otimizar os registros de entrada e saída de produtos, a equipe, então utilizou recursos de plataformas do Google, como planilhas e formulários, e também um ambiente de programação no qual podem ser feitas integrações sofisticadas. Os formulários de requisição passam, então, a ser sincronizados periodicamente com uma base de dados, o que alimenta planilha com informações necessárias para análise e processamento. O sistema permite que gestores consultem informações sobre cada item disponível, e ainda viabiliza gestão de estoque; dessa forma, novas compras poderão contar com um auxílio informacional para maior racionalização dos recursos.
Os riscos advindos de incompatibilidades entre os produtos serão minimizados a partir de um algoritmo desenvolvido pelo grupo, capaz de computar, no mínimo, as incompatibilidades consideradas aceitáveis (geração de CO2, por exemplo) das não-aceitáveis (interação com potencial explosivo), bem como as quantidades de cada um dos reagentes e a disponibilidade de espaço físico em cada estante para propor uma organização válida. A versão atual do algoritmo será aplicada em agosto deste ano.
As soluções foram desenvolvidas em conjunto pelos TAEs Erick Carvalho Campos, da Gerência de Infraestrutura, e Ana Maria dos Santos Moreira, Bolivar Ralisson Amaro e Vanessa Gonçalves Medeiros, do Departamento de Farmácia.