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Objetivo da criação do site está em divulgar a cultura BPM (Business Process Management) na instituição, além de ser um importante veículo de disseminação do conhecimento em BPM para toda a Universidade (Foto: Caique Cahon)

Está no ar, desde o dia 20 de julho, o site do Escritório de Processos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, o Escritório tem como missão otimizar a produtividade em toda a UFJF, através do mapeamento dos processos de trabalho.

“Para a criação do Escritório de Processos, utilizamos um modelo de implantação adaptado do Serpro (Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal) no qual se cria um documento chamado MGOP (Modelo de Governança de Processos), que norteia todas as ações de governança em processos que utilizaremos, inclusive as ações para divulgação da cultura de processos na instituição. Dentre essas, está a criação de um site para a disseminação do conhecimento em gestão por processos na UFJF, bem como para dar visibilidade aos trabalhos que estão sendo realizados pelo Escritório”, explica o coordenador do projeto, Fábio Figueiredo.

O trabalho possibilita o correto diagnóstico da situação de cada setor e unidade e permite, assim, a modelagem desses processos em um patamar de eficiência mais elevado, melhorando substancialmente a qualidade dos trabalhos executados, reduzindo o tempo de execução e a quantidade de atividades de retrabalho, além de criar condições para que a UFJF possa realizar sua missão institucional de promover ensino, pesquisa e extensão em nível de excelência.

O principal objetivo do Escritório está em implantar na UFJF um modelo completo de Gestão por Processos, que contribua com a otimização dos processos organizacionais e com a qualidade do serviço que a Universidade presta aos seus clientes internos e externos. “O objetivo da criação do site está em divulgar a cultura BPM (Business Process Management) na instituição além de ser um importante veículo de disseminação do conhecimento em BPM para toda a Universidade. É também através do site que os gestores de Órgãos internos da UFJF podem iniciar o processo de requisição de serviços ao Escritório, por meio do preenchimento de um formulário que será posteriormente avaliado tanto pelo Escritório quanto pela Pró-reitoria de Planejamento”, acrescenta o coordenador do Escritório.

Para Figueiredo, a divulgação do site do Escritório trará mais transparência à gestão da Universidade como um todo. “Entendemos que a gestão por processos é capaz de proporcionar grandes ganhos para a Universidade, inclusive contribuirá efetivamente para o programa de desburocratização, para a implantação da Gestão por Competência e também para o projeto de dimensionamento de mão de obra, além de dar mais clareza e transparência aos procedimentos administrativos da UFJF, contribuindo decisivamente para a gestão do conhecimento organizacional”, finaliza.

Outras informações:
(32) 2102-6379 (Escritório de Processos da UFJF)