O curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu, na última segunda, 15, visitas técnica de estudantes das disciplinas Fisioterapia em Saúde Coletiva e Estágio a três instituições, na cidade de Mantena.
Acompanhados pelos professores Peterson Andrade e Ludimila Forechi, os estudantes conheceram os trabalhos desenvolvidos na empresa By Hare, na Clínica de Fisioterapia do município e no Centro Especializado de Reabilitação de Mantena (CER/APAE) que atende pessoas de outros 15 municípios da região leste.
A visita na empresa By Hare contribuiu para o conhecimento de uma linha de produção de uma indústria de confecção com 500 trabalhadores e capacidade de produção de 100 mil peças de camisas por mês em uma área de 35 mil m², com instalações fabris construídas. De acordo com o professor Peterson Andrade, a atividade proporcionou aos estudantes observar a rotina de trabalho e linha de produção de uma empresa que atende diversas marcas. “A observação dos postos de trabalho e processos envolvidos da indústria apresenta uma vivência prática para a formação de um raciocínio relacionado com a prevenção de doenças e promoção da saúde dos trabalhadores”, explicou o professor Peterson Andrade.
Já na Clínica Municipal de Fisioterapia de Mantena os estudantes conheceram os recursos disponíveis e conversaram com o fisioterapeuta Jorge Junior sobre desafios, exigências do mercado e habilidades necessárias para os futuros fisioterapeutas. “No local, os profissionais atuam principalmente nas áreas de Fisioterapia Traumato-Órtopédica e Neurofuncional, de acordo com a demanda das patologias dos pacientes. Apesar do espaço pequeno e dos recursos disponíveis, o conhecimento possibilita aos profissionais da clínica ultrapassar essas barreiras físicas durante os atendimentos”, explicou a estudante Isadora Grossi, do décimo período de Fisioterapia.
No Centro Especializado de Reabilitação de Mantena, os estudantes puderam conhecer a estrutura da sala de integração sensorial, equipamentos do PediaSuit, entre outras informações sobre a concessão de órteses, próteses e dispositivos para locomoção ofertados pelo Sistema Único de Saúde.
Para o coordenador geral do CER/APAE de Mantena, Clodoaldo Costa Magalhães, é importante valorizar os bons modelos de atendimento oferecidos pelo SUS, bem como a troca de informações entre profissionais e estudantes. “Trata-se de um modelo de atendimento na nossa região, sendo uma oportunidade na carreira profissional, com um ambiente de trabalho organizado e valorização do usuário e do profissional. O intercâmbio entre alunos e profissionais também é relevante por se tratar de uma oportunidade de trocas de ideias e experiências que podem enriquecer as práticas profissionais tanto para os futuros fisioterapeutas quanto para motivar aqueles que já atuam na área há muitos anos,” concluiu.