A comunidade acadêmica do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participou na tarde desta terça-feira, 18, do evento “Conselho na Praça” organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Conselho Estadual de Saúde, na Praça dos Pioneiros, centro da cidade.
Em parceria com o Centro Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST), os estudantes do curso de Fisioterapia orientaram as pessoas que passavam pela praça sobre os mecanismos de lesão das Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) para a prevenção das mesmas no ambiente de trabalho. “As orientações foram feitas com modelos anatômicos para a demonstração das estruturas do corpo mais vulneráveis para essas lesões, tais como alguns tendões e nervos do membro superior (nervo mediano e tendão do músculo abdutor longo do polegar, por exemplo)”, explicou o professor Peterson Andrade, orientador da disciplina Estágio I do curso de Fisioterapia.
Apenas no ano de 2022 foram notificados 159 acidentes de trabalho em Governador Valadares. Mãos, membros superiores e cabeça foram as partes do corpo mais afetadas, sendo que pedreiros, serventes de obra e caminhoneiros foram as ocupações com mais relatos de acidentes.
Para tentar diminuir estes números, o CEREST e a UFJF-GV fomentaram a distribuição de materiais educativos. “Foram disponibilizados materiais educativos e ofertadas orientações sobre prevenção e assistência nos casos de acidente e/ou doença no trabalho. Os alunos participaram ativamente na elaboração de materiais e orientações à população que passava pelo stand. Foi uma oportunidade excelente de divulgação do CEREST”, explicou o preceptor e fisioterapeuta do CEREST, Sérgio Monteiro.
Para além da tentativa de reduzir o número de acidentes de trabalho no município, Peterson Andrade destaca o êxito da integração de um serviço de saúde com a formação dos estudantes. “Eles atuam em um serviço que apresenta um fluxo permanente com as unidades básicas de saúde, hospitais e serviços especializados. O evento de hoje integra a diretriz do quadrilátero para a formação dos estudantes que envolve as relações da formação universitária com a rede de saúde, controle social e gestão do sistema. Ou seja, a garantia de um ensino integral para uma atenção à saúde humanizada e contextualizada aos reais problemas da população. Conquistamos, desta forma, uma aprendizagem significativa para os futuros egressos da UFJF”.
Além do CEREST, os estudantes de Fisioterapia desenvolvem ações regulares no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Hanseníase
Integrantes do Núcleo de Pesquisa em Hansenologia da UFJF-GV também representaram a instituição no evento Conselho na Praça com o objetivo de promover a educação em saúde à população.