Está aberto o edital da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para selecionar novas entidades aptas para receber a assessoria do projeto de extensão. Estão disponíveis três vagas de entrada no processo de incubação e outras cinco para o processo de parceria contínua. As inscrições seguem abertas até o dia 7 de maio.

A Intecoop é aberta para empreendimentos autogestionários da economia solidária ou que estão em processo de formação autogestionária. A incubadora oferece assessoria a organizações e cooperativas populares, tendo em vista a geração de trabalho e renda.

Processo de incubação

De acordo com o Edital, as três vagas de ingresso no processo de incubação são destinadas a associações, cooperativas populares, grupos ou empreendimentos que estejam na iminência de uma formação autogestionária no município de Juiz de Fora. O processo de incubação é baseado nos conceitos da Economia Solidária e conta com Plano Estratégico de Ação, realizado pelos diferentes núcleos de atuação da Incubadora. O plano tem duração de 24 meses. 

Parceria contínua

Já as cinco vagas para o processo de parceria são destinadas a associações, cooperativas populares, grupos ou empreendimentos já formados e atuantes em Juiz de Fora. Os grupos aprovados terão assessoria contínua dos núcleos de trabalho da Intecoop. 

Inscrições

Candidatos de ambas as modalidades de projeto devem se inscrever por meio de formulário on-line, ao qual deve ser anexada uma carta de intenções. Entre as informações que devem estar presentes no texto, estão a descrição das atividades, as principais demandas e necessidades e se o projeto inscrito faz parte da Economia Solidária. A carta deve ter, no máximo, duas páginas e ser enviada em formato PDF. 

Após período de avaliação, representantes das iniciativas selecionadas serão convocados para uma entrevista, por meio de mensagem a ser enviada por e-mail. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 29 de maio. Para conferir as datas do cronograma do processo seletivo, acesse o Edital completo, no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex)

Caminho para acessar o direito ao trabalho 

Segundo a coordenadora da Intecoop e pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, o processo seletivo simplificado conta com a carta de intenção, “para que a equipe da Intecoop possa analisar as possibilidades de trabalho conjunto e de assessoria da UFJF a esses coletivos.”

Ainda de acordo com Ana Lívia, a incubadora é um espaço de articulação dos conhecimentos acadêmicos construídos pela Universidade com os saberes tradicionais populares. 

“Nessa relação entre conhecimento técnico e saber popular, os coletivos autogestionários de trabalho se organizam para produzir artigos que possam ser colocados no mercado para venda. Isso possibilita a manutenção da vida de trabalhadoras e trabalhadores que encontram na Economia Solidária, uma forma de acessar o direito ao trabalho”, destaca.

A Intecoop fica sediada na Casa Helenira Rezende (Helenira Preta), que abriga ações de extensão vinculadas à Faculdade de Serviço Social da UFJF. A Casa fica situada nas adjacências da Escola de Artes Pró-Música. O endereço é Rua Severino Meirelles, 260 – Altos dos Passos. O acesso também pode ser feito pela Avenida Barão do Rio Branco, 3372 – Centro. 

Outras informações: (32) 2102-6313 – Casa Helenira Preta

E-mail: selecaointecoopufjf@gmail.com 

Facebook: Intecoop UFJF

Instagram: 

@intecoopufjf 

@extensao.ufjf