Equipe participou dos bastidores da 1º etapa do campeonato. (Foto: divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) esteve representado na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente 2023. Durante a competição, que aconteceu na última semana em GV, estudantes do 6º período do curso de Educação Física participaram de aula prática interinstitucional, onde puderam vivenciar os bastidores de um torneio nacional em uma imersão no esporte.

De acordo com o professor Rubian Andrade, da disciplina de Lazer, Esportes de Aventura e Educação Ambiental, a iniciativa permitiu aos estudantes vivenciarem uma competição de grande porte e associarem, na prática, os aspectos específicos da modalidade desenvolvidos em sala de aula. Antes da atuação prática, os alunos conheceram a história do voo livre na Clínica do Voo, e estudaram sobre a modalidade em aula por meio de textos, relatos de experiência e vídeos.

Campeonato Brasileiro de Parapente reuniu atletas de todo o país. (Foto: divulgação)

“Além de aspectos técnicos e específicos sobre a modalidade, como questões meteorológicas, equipamentos e segurança, os alunos identificaram e trouxeram à tona, em discussão em sala de aula, a necessidade de um amplo debate sobre problemas sociais latentes, como a necessidade de maior aproximação do voo livre com a população Valadarense, a baixa participação feminina e de pessoas negras na competição”, comentou o docente.

Além das vivências adquiridas na atividade, os discentes da UFJF-GV, Arthur Luiz dos Santos e Sebastião Lucas Egídio, foram presenteados com o sorteio de dois voos oferecidos pela Associação de Voo Livre Ibituruna (AVLI) e pela Voo Duplo Valadares.