O Projeto de Extensão FisioEduca do curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) e apoio do Centro de Educação a Distância (Cead/UFJF), desenvolveu um vídeo para a orientação dos profissionais da saúde sobre o Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA).

Com duração de 5 minutos, o material apresenta através de ilustrações e linguagem acessível um conjunto de medidas postas a serviço da criança com transtornos no seu desenvolvimento global e destaca que o principal objetivo do PIPA é o acompanhamento dos neonatos de risco e a realização do diagnóstico precoce de possíveis alterações intelectuais, entre elas as alterações de espectro autista.

Todas as macrorregiões de saúde do estado de Minas Gerais, dispõem do PIPA em funcionamento através do Serviço Especializado em Reabilitação em Deficiência Intelectual em Governador Valadares e Peçanha; e do Centro Especializado em Reabilitação em Mantena.

Contudo, apesar da cobertura assistencial aos 51 municípios, ainda há dificuldades no cumprimento do indicador que trata da captação precoce e acompanhamento dos bebês de risco – período de 0 a 24 meses de idade, conforme explica Debora Armani Endringer Soares, coordenadora de atenção a saúde da SRS-GV. “Quanto a dados relevantes, não temos o motivo concreto dos baixos indicadores na captação precoce dos bebês de risco. Acreditamos que a falta de conhecimento do programa e a logística de acesso aos serviços, resultam no não atingimento do indicador I, que trata da captação precoce dos bebês de risco”.

Para o professor Peterson Andrade, coordenador do projeto de extensão, o vídeo produzido em parceria com a SRS pode resultar em melhorias nos indicadores. “Acredito que é importante a divulgação do material, pois existe um grande desconhecimento deste programa por parte da população e profissionais da saúde. Desta forma, podemos ter um impacto positivo no diagnóstico precoce”.

O vídeo está disponível aqui. Confira!

Outras informações sobre o PIPA também podem ser obtidas neste link.