A Faculdade de Letras (Fale) está com vagas abertas para que estudantes de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participem do Teletandem – uma experiência de intercâmbio linguístico com aprendizes de português na Universidade de Princeton, Estados Unidos. As inscrições devem ser feitas, por meio de formulário eletrônico, até as 23h59 de quinta-feira, dia 23.
Podem participar da iniciativa estudantes de todos os cursos da UFJF, mas é necessário ter nivelamento, entre básico e intermediário, da língua inglesa. A experiência de Teletandem consiste em seis interações de cinquenta minutos, em que alunos de duas instituições diferentes – um de Princeton e dois da UFJF – conversarão em modalidade remota. Nessas interações, fala-se na metade do tempo em inglês e na outra metade em português. O contato é feito por meio de sistema de videochamada, pelo Zoom.
Os objetivos dessa experiência são, basicamente, aprender a lidar com um colega de outro país, conhecendo um pouco da sua vida cotidiana e trocar experiências acadêmicas, mas, principalmente, pessoais. Além disso, é uma oportunidade interessante para quem for fazer intercâmbio no exterior, pois é uma possibilidade de vivenciar a língua estrangeira em situação de uso real.
“Os alunos de Princeton têm um nível de compreensão e de pronúncia de português variado, mas vários deles falam pouco nossa língua. Por isso, é preciso paciência quando conversar em português com eles. É muito importante que quem se candidata a fazer isso tenha, de fato, disposição para as interações, porque os alunos de lá ficam esperando ansiosamente pelo parceiro daqui. Quando alguém falta é um transtorno”, enfatiza a professora Denise Weiss, coordenadora do projeto na UFJF.
Idealmente, os grupos devem ser sempre os mesmos. Entretanto, em caso de falta de uma pessoa, pode acontecer remanejamento das equipes. A seleção será feita por ordem de preenchimento do formulário. As interações terão início nesta sexta-feira, 24 de março.
Será conferido certificado de participação a quem comparecer a pelo menos cinco das seis interações.
Outras informações: Diretoria de Relações Internacionais (DRI)