Durante a reunião extraordinária do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizada nesta terça-feira, 14 de março, foi apresentada uma minuta – proposta não definitiva de um projeto – para dar continuidade às mudanças que estão sendo desenvolvidas para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). 

A proposta, construída por um conjunto de especialistas em avaliação, foi encaminhada pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) e apresenta possíveis mudanças para todos os módulos do vestibular seriado. A minuta propõe alterações que incidem, por exemplo, sobre o formato, a duração das provas e a busca por uma aproximação com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todavia, a votação para a deliberação do documento ainda será definida.

Diante deste cenário, a proposta prevista pela minuta se diferencia do processo vigente ao trabalhar novos aspectos pedagógicos, logísticos e financeiros, somados à pressão da sociedade educativa que acredita que o formato atual está em dissonância com as práticas de ensino e aprendizagem do ensino médio e ao fato de a UFJF buscar a democratização do acesso ao ensino superior.

Vale destacar, que as modificações nas provas do Pism são uma determinação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em que está prevista a atualização das provas vestibulares da UFJF. Segundo o documento, a primeira meta é a reformulação das normas e das diretrizes dos processos seletivos de ingresso em novo formato a partir de 2024.

Caso a minuta seja aprovada pelo Congrad, as mudanças serão graduais, ou seja, nas provas de 2023, previstas para serem aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro, só atingirão os estudantes inscritos no módulo I.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF