A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está promovendo, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), capacitação sobre cuidado farmacêutico para a atenção básica em Juiz de Fora. Com foco nos farmacêuticos que atuam na rede de atenção primária à saúde do município, o curso teve início no dia 2 de março e o primeiro módulo deve se estender até maio. Ao todo, serão três módulos, sendo que os próximos encontros ainda serão marcados de acordo com a disponibilidade dos profissionais envolvidos.
A capacitação, orientada pelos integrantes da Farmácia Universitária da UFJF, promove ações que partem da orientação para o uso correto de medicamentos, monitoramento da eficácia e da segurança dos medicamentos, aos parâmetros fisiológicos. O intuito é proporcionar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o melhor uso dos fármacos e, quando necessário, realizar encaminhamento ao médico.
O trabalho de apoio ao processo do uso das medicações ocorre desde 2016, e durante esse período desenvolveu uma tecnologia de trabalho na Farmácia Universitária que será repassada aos profissionais farmacêuticos do município para que tenham mais instrumentos para executar o trabalho. “O curso busca capacitar os farmacêuticos da Atenção Básica de Saúde de Juiz de Fora para desenvolverem serviços clínicos em seus locais de trabalho”, explica a coordenadora do curso de extensão, professora Alessandra Mendonça.
Parceria municipal
“Temos muita satisfação em transferir para o município a tecnologia de atendimento aos usuários que desenvolvemos na Farmácia Universitária. Estamos construindo ações que permitirão ampliar a oferta de serviços públicos de qualidade à população do município, através da capacitação dos trabalhadores da saúde”, ressalta o diretor da Faculdade de Farmácia, professor Marcelo Silvério.
O curso está sendo planejado em módulos, sendo o primeiro deles, o cuidado na atenção básica, dividido em seis encontros de forma presencial e virtual. Os próximos módulos serão a prática supervisionada e a implantação dos serviços para que seja possível acompanhar de perto como são realizados os trabalhos no campus e posteriormente levar o conhecimento e a experiência para as unidades básicas de saúde do município.
Essa capacitação também está sendo realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES), mas de forma virtual. “O nosso principal diferencial é que os participantes poderão ter a vivência prática”, finaliza Silvério.
Outras informações: Faculdade de Farmácia