A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou na quarta-feira, 1º, a colação de grau unificada referente ao segundo semestre letivo de 2022. Os eventos seguem até sexta-feira, 3, e mais de mil estudantes devem passar pelo Cine-Theatro Central.
No primeiro dia de cerimônias foram reunidos formandos de 22 cursos, que celebraram a noite com discursos emocionados em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
Do sonho a realização
Formanda em Letras/Libras, Adriana Alves destacou a importância da universidade pública na vida de toda família: “A Libras trabalha com a inclusão, com a diversidade e com a difusão da cultura, e me formar hoje é a concretização de um sonho. Inspiradas por esse sonho, minha irmã e minha filha também estão na UFJF.”
O sentimento de realização e conquista também é destacado pela graduanda do curso de Licenciatura em História, Débora Lemos. “Há seis anos, consegui passar no curso que sempre desejei, após três anos tentando entrar, e poder concluir uma etapa que eu sempre sonhei é incrível. Agora, a alegria da formatura se transforma na expectativa pela inserção no mercado de trabalho. Já estou realizando algumas entrevistas e espero em breve poder estar em sala de aula ensinando o que aprendi durante a minha graduação.”
Caminhos atravessados pela pandemia
Agora engenheiro elétrico diplomado, Caio César se lembrou dos desafios que teve com a pandemia e com o curso que escolheu para se formar, mas celebrou as oportunidades que a Universidade proporcionou para a sua formação. “Esta instituição me possibilitou muito aprendizado e uma formação sólida. Fui bolsista de Iniciação Científica por três anos, na área de Sistemas de Distribuição, e agora pretendo continuar esse caminho na UFJF, cursando o Mestrado em Engenharia Elétrica.”
“Apesar da pandemia, que cruzou nossa formação, só tenho a agradecer e destacar a organização e a qualidade dos professores, do curso e da instituição durante toda a minha formação, o que foi essencial para fechar este ciclo”, ressaltou a formanda em Arquitetura e Urbanismo, Ana Letícia Gomes.
Formação de qualidade
A vice-reitora, Girlene Alves, também falou das dificuldades enfrentadas pelas instituições públicas de ensino superior nos últimos anos. “A UFJF fez o possível e o impossível para assegurar uma formação de qualidade e, por este motivo, quem se forma em uma universidade federal sai com uma responsabilidade ainda maior de defender a educação pública em todos os seus níveis.”
Confira o cronograma das próximas cerimônias:
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF