Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 22/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/atleta-chines-chega-hoje-em-jf/

Atleta chinês chega hoje em JF

O chinês Ding Chen desembarca hoje em solo juizforano. O atual campeão e recordista olímpico de marcha atlética de 20 quilômetros dá a largada na recepção de nove delegações olímpicas entre oito países na cidade, com previsão de chegada ainda nesta manhã ao lado de quatro profissionais de sua comissão técnica. Os asiáticos irão confirmar à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a programação de treinos, e a instituição de ensino não descarta a possibilidade do primeiro atleta olímpico a iniciar período de aclimatação realizar seu primeiro treinamento no Brasil nesta tarde.
Ding Chen é um dos 107 profissionais do atletismo chinês a escolher Juiz de Fora como sede dos treinos que antecedem a principal competição esportiva do planeta. A delegação de seu país será representada na cidade por 53 atletas – 22 mulheres e 31 homens – e 54 membros das respectivas comissões técnicas, envolvendo aproximadamente 22 provas.
Estarão na cidade até o dia 16 de agosto referências chinesas e mundiais da marcha atlética de 10, 20 e 50 quilômetros, do salto com vara, com barreiras e salto triplo, salto em distância e em altura, 100 metros com barreiras, 100, 200, 400 e 800 metros rasos e revezamento 4 x 100, 3 mil, 5 mil e 10 mil metros, maratona, arremesso de peso e lançamento de dardo, de disco e de martelo.

Acesso restrito
O acesso à Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) no Campus da UFJF será restrito a partir de hoje para veículos que não sejam oficiais, como viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias. A medida faz parte das ações de logística e segurança aplicadas no campus para acomodar as delegações que irão utilizar o complexo esportivo da UFJF durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Diretoria de Imagem da UFJF informou, por meio de sua assessoria, que o estacionamento na Faefid só será permitido a professores, funcionários e membros da organização, porém, até a entrada da guarita. O estacionamento de outros veículos, inclusive os de imprensa, acontecerá no anel viário ou no pátio da Reitoria. Para entrar na faculdade também será necessário passar por revista com detector de metais.
Como treinamento, desde a manhã de ontem, o trecho do anel viário, compreendido entre o primeiro quebramolas
após a Faculdade de Engenharia até a as imediações da Faefid, já recebeu cones e sinalização informando sobre o desvio. Assim, o tráfego de carros deverá seguir pela pista da esquerda no local. A fiscalização e a orientação são realizadas pela vigilância do campus.

Primeiro a chegar
Nesta sexta, chega à cidade o primeiro atleta que treinará na UFJF para os Jogos Olímpicos Rio 2016. É o chinês Ding Chen, atual campeão e recordista olímpico de marcha atlética de 20 quilômetros. Junto com ele desembarcam quatro integrantes da comissão técnica. O restante da delegação chinesa deve chegar no dia 31. Ao todo, o país enviará 107 integrantes, desses 53 são atletas – 22 mulheres e 31 homens, e 54 compõem a equipe técnica. Além da China, a UFJF receberá delegações de outros sete países, como Canadá, Egito, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 22/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-ira-disponibilizar-ingressos-para-treinos-de-atletas/

UFJF irá disponibilizar ingressos para treinos de atletas

Os juizforanos terão a oportunidade de assistir aos treinos das nove equipes esportivas dos oito países que vão se preparar para as Olimpíadas no Campus da UFJF. A instituição irá disponibilizar diariamente mil ingressos de forma gratuita para os treinos. Quem desejar ver de perto a performance dos atletas, deverá acessar o site www2.ufjf.br/ufjf2016 e reservar a sua vaga.
No menu Participe, haverá um link onde será possível selecionar o dia de treinamento de interesse. O prazo para reservar é aberto três dias antes e termina no dia anterior ao treino. Após escolher o dia e clicar no link, o internauta será redirecionado para uma página de inscrição, onde deverá selecionar a quantidade de ingressos – no máximo três – e preencher seus dados no formulário. Ao finalizar esse processo, o ingresso gratuito será encaminhado para o e-mail informado na inscrição.
Para entrar no treino, será preciso mostrá-lo impresso ou pelo celular à equipe de credenciamento, que fica ao lado da guarita da Faculdade de Educação Física. O ingresso é válido para o dia inteiro. Sendo assim, será possível entrar e sair a qualquer momento. Haverá atividades o dia todo. No entanto, alguns treinos poderão sofrer alterações.
A UFJF irá receber cerca de 340 profissionais integrantes das delegações de oito países: equipes de atletismo da China, do Canadá, da Eslováquia, dos Estados Unidos, da Estônia, da Polônia e do Qatar, além da seleção masculina de vôlei do Egito.
O primeiro atleta olímpico a chegar em Juiz de Fora para período de aclimatação e treinamentos foi o chinês Ding Chen, 23 anos. Campeão em Londres 2012 e recordista olímpico na marcha atlética de 20 quilômetros, ele realizou exercícios na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF por cerca de 40 minutos nesta sexta-feira (22).

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 22/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/chines-realiza-primeiro-treino-na-cidade/

Chinês realiza primeiro treino na cidade

Juiz de Fora recebeu nesta sexta-feira (22) o primeiro atleta olímpico que fará sua aclimatação na cidade. Ding Chen, 23 anos, chegou pela manhã e à tarde realizou seu primeiro treinamento na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campeão em Londres 2012 e recordista olímpico na marcha atlética de 20 quilômetros, Ding Chen se exercitou durante cerca de 40 minutos antes de justificar sua escolha em treinar na cidade.
“Fomos muito cuidadosos achando esse campo de treinamento. É muito importante termos um bom período de treinos para a Olimpíada. Primeiro, Juiz de Fora fica a três horas de carro do Rio, tem grandes vistas no caminho, e outro motivo são as facilidades aqui. É muito quieto. Não gostamos de ser perturbados por muitas pessoas antes dos Jogos. Precisamos de silêncio. Outra coisa é que o tempo é muito bom e nos ajudará muito na preparação”, avaliou.

Chen é um dos 107 integrantes previstos para compor a delegação chinesa, que encontrará, para o atleta, a mesma receptividade positiva que o recordista da marcha atlética teve. “Estou muito feliz, as pessoas também são amigáveis e todos têm nos ajudado de uma forma muito eficiente para nos fornecer tudo. Nos sentimos muito felizes de estar aqui. Na próxima semana teremos mais chineses chegando aqui, por volta de 120 pessoas, e acreditamos que todos vão amar o local para treinamento até a Olimpíada no Rio”. Os asiáticos ficam até o dia 16 de agosto no campus.
Neste sábado, a equipe de voleibol masculino do Egito, com 21 pessoas, é esperada na Faefid. A programação de treinamentos ainda será divulgada pela universidade.

Ingressos
Os juizforanos terão a oportunidade de assistir aos treinos das nove equipes esportivas dos oito países que vão se preparar para as Olimpíadas no Campus da UFJF. A instituição irá disponibilizar diariamente mil ingressos de forma gratuita para os treinos.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Concurso e Empregos

Data: 22/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-seleciona-professores-substitutos-2/

UFJF seleciona professores substitutos

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu processo seletivo simplificado para a contratação de 12 professores substitutos. Os vencimentos variam de R$ 2.173,85 a R$ 5.143,41, conforme o carga horária e a titulação do docente. Do total de oportunidades, 11 são para Juiz de Fora, com lotação no Colégio de Aplicação João XXIII, Faculdades de Administração e Ciências Contábeis (FAAC), Engenharia, Medicina e nos Institutos de Artes e Design (IAD), de Ciências Exatas (ICE) e de Ciências Humanas (ICH). Uma vaga será destinada ao Instituto de Ciências da
Vida, no Campus de Governador Valadares. As inscrições começam na próxima segunda (25) e seguem até o dia 29 de julho. Os interessados devem procurar as secretarias das unidades acadêmicas, entre 9h e 12h e das 13h às 16h. Há a possibilidade de inscrever também via postal, Outras informações www.ufjf.br.

______________________

Veículo: Acessa.com

Editoria: Esportes

Data: 22/07/2016

Link: http://www.acessa.com/esporte/arquivo/noticias/2016/07/22-ufjf-disponibilizara-mil-ingressos-dia-para-assistir-treino-delegacoes/

UFJF disponibilizará mil ingressos ao dia para assistir treino de delegações

Serão treinados nas estruturas do campus da Universidade federal de Juiz de Fora (UFJF) nove equipes de oito países diferentes, que somam cerca de 340 atletas. Para compartilhar com o público, especialmente a comunidade acadêmica, momentos únicos de esportistas que estão se preparando, no campus, para os Jogos Rio 2016, a instituição vai disponibilizar mil ingressos gratuitos para cada dia de treinamento. A reserva gratuita do ingresso será feita, on-line, com antecedência de três dias. O pedido deve ser feito pelo site UFJF 2016. O primeiro dia de treino aberto ainda não foi definido.

Na seção Participe do endereço eletrônico os interessados deverão acessar o link para escolher qual dia de treinamento quer assistir. A inscrição não é por horário de treino, mas por dia de treino, podendo assistir os treinos da manhã e retornar a tarde, após se apresentar no credenciamento e na segurança novamente.

O prazo para reservar é aberto três dias antes e termina na véspera do treino. Serão mais de 30 dias de treino, com vagas praticamente todos os dias, cerca de 30 mil ingressos. É possível reservar três ingressos por vez. Preencha com seus dados o formulário. Ao enviar seu cadastro, o ingresso gratuito será encaminhado para o seu e-mail. Você terá de imprimi-lo ou mostrá-lo pelo celular à equipe de credenciamento, que fica bem ao lado da guarita da Faculdade de Educação Física.

No dia

Todos os ingressos são analisados pelas equipes de credenciamento e de segurança. O ingresso vem no nome do inscrito, tem número de inscrição, código de barras e QR Code único (símbolo na lateral). Por isso, é intransferível.

Com esse ingresso em mãos, é só procurar a equipe de credenciamento, ao lado da guarita. Em seguida, o visitante passa pela equipe de Segurança, que verá sua credencial e passará o detector de metais. Para evitar transtornos, a organização recomenda evitar ir de mochila, pois elas poderão ser revistadas, e para evitar filas.

______________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 22/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/ufjf-adota-medidas-de-seguranca-para-receber-delegacoes-olimpicas.html

UFJF adota medidas de segurança para receber delegações olímpicas

A partir desta sexta-feira (22) a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começa a colocar em prática as medidas de segurança no campus para a recepção das delegações olímpicas e paralímpicas que treinarão no campus. Os atletas da delegação olímpica da China começam a chegar nesta sexta.

De acordo com a UFJF, todas as decisões foram tomadas após reuniões da comissão interna da universidade, que elaborou um plano de segurança com o auxílio de diversos órgãos da cidade e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Minas Gerais.

A maioria das atividades dos atletas será na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Por isso, a UFJF montou um esquema de segurança especial no local. A partir desta sexta-feira, o estacionamento e a entrada de qualquer veículo na Faefid ficam permitidos somente para professores, funcionários e integrantes da organização. Alunos e visitantes não poderão parar os veículos no local.

Durante os treinamentos das equipes, haverá mudanças no trânsito para permitir melhor fluidez no campus. Pouco antes da entrada da Faefid, a pista será dividida em duas, sendo que uma delas encaminhará os veículos para o complexo esportivo da faculdade e a outra será para os demais veículos que transitam pelo anel viário.

A partir da próxima segunda-feira (25) somente passará pelo portão da Faefid quem estivercadastrado. Haverá treinos abertos ao público e a inscrição deve ser realizada pelo site UFJF 2016, que ainda divulgará os dias e os procedimentos necessários para o cadastro.

Equipes de credenciamento estão em contato com as equipes da organização e da imprensa. A comunidade acadêmica terá cadastro especial e terá acesso com apresentação de credencial.

Para entrar na Faefid, será preciso passar por detector de metais. Materiais perfurocortantes e outros que possam oferecer riscos não serão permitidos.

Brigada de Emergência
Outra medida de segurança que está sendo tomada para a recepção dos atletas e público na UFJF é a implementação de uma brigada de emergência no campus.

Estudantes, servidores e funcionários estão sendo treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuarem durante os eventos com as delegações olímpicas na UFJF. O curso de preparação terá duração de 16 horas para 25 voluntários. A brigada estará apta a atuar em eventuais princípios de incêndio e primeiros socorros.

______________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 22/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-2edicao/videos/v/ufjf-adota-medidas-de-seguranca-para-receber-delegacoes-olimpicas/5183343/

UFJF adota medidas de segurança para receber delegações olímpicas

Começou hoje um esquema especial de segurança dentro do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tudo para receber as delegações que vão treinar na cidade para a Olimpíada.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 24/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/seguranca-reforcada-24-horas-por-dia/

Segurança reforçada 24 horas por dia

A segurança pública será reforçada em Juiz de Fora durante os dias em que as delegações estiverem presentes. A 4ª Companhia de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar vai contar com o apoio de 37 homens de Barbacena, totalizando cerca de 200 policiais nesta companhia, além do efetivo normal. Outro detalhe é que, durante o período olímpico, nenhum PM em Minas Gerais será beneficiado com férias, o que também contribuirá para aumentar o efetivo na cidade um todo.
Em Juiz de Fora, a companhia vai atuar, por meio da Rotam, na escolta e segurança das delegações, tanto na UFJF, em momentos de treinos, como nos hotéis, durante 24 horas, além dos deslocamentos. Voluntários e colaboradores da UFJF e dos hotéis também passaram por treinamentos , com o objetivo de identificar e aprender a acionar as autoridades em casos suspeitos. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) poderá ser chamado para ocorrências
específicas, como ameaças de presença de artefatos explosivos. A CME é formada ainda pela cavalaria, os cães farejadores e o policiamento de trânsito.
Conforme o comandante da companhia, tenente-coronel Neir Adriano de Souza, as equipes serão acompanhadas a partir do pedágio de Simão Pereira, na BR040, nos dias programados para a chegada, já que todos desembarcarão no Rio de Janeiro. “Temos ainda um grupo de profissionais de todas as áreas de inteligência da segurança pública e nos comunicamos a todo momento, aproveitando a facilidade do WhatsApp. Estão neste grupo membros do Exército, da Polícia Militar, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros. Trocamos
informações, definindo as missões de cada um. É, de fato, um trabalho feito em conjunto.”

Universidade defende mobilizar o município
Além da questão da segurança, a UFJF se preocupou em mobilizar toda a cidade. Para tornar a experiência local a melhor possível, uma série de reuniões foi feita ao longo dos últimos meses, envolvendo outros setores do município, conforme explica o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra. “Era um pedido do reitor (Marcus David) mostrar para a cidade a importância desta vinda das delegações. E, em função disso, procuramos mobilizar o Convention (Juiz de Fora e região Convention & Visitors Bureau) para que interagisse com o comércio, a rede hoteleira e a própria Abrasel, mas infelizmente não temos o domínio de tudo. Com o apoio de todos, nós estamos prontos para receber as delegações, e acho que o clima da recepção vai se intensificar a partir dos primeiros desembarques.”
Um hotsite, em inglês, também apresenta Juiz de Fora e a universidade aos estrangeiros. No endereço eletrônico, é possível saber como fazer os principais deslocamentos que poderão ser úteis para jornalistas estrangeiros, como do Centro à universidade, de táxi ou de ônibus, ou ainda onde se alimentar. Todas as informações da rotina das delegações no município também estarão presentes no site, que pode ser acessado por meio do endereço ufjf.br/ufjf2016.

Interação
Em parceria com o Circuito Turístico Caminho Novo, a Prefeitura vai criar o canal de vídeos JF Esportiva 2016, com objetivo de mostrar a rotina das delegações à população. As imagens geradas serão disponibilizadas na internet e em cerca de 50 canais internos, como no terminal rodoviário, no aeroporto regional, além de academias e shoppings. De acordo com a assessora de articulação e estratégias do turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Danielle Feyo, a atividade será uma forma de mobilizar o município. “Vamos abordar aspectos da permanência das
delegações, trabalhando de forma descontraída, mostrando o comportamento do estrangeiro em nossa cidade. Também estamos autorizados a registrar alguns treinos e promover intercâmbios culturais, a partir da disponibilidade das delegações”, informou. Segundo ela, os hotéis que receberão as delegações, assim como o Morro do Imperador e o Paço Municipal, serão iluminados em verde e amarelo.
Outra iniciativa é voltada aos jornalistas estrangeiros. Eles serão convidados a participar de um circuito em que serão apresentados à história da cidade e à sua importância para a história do Brasil. O grupo também vai visitar algumas cervejarias e pontos turísticos do município.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 24/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/vinda-de-delegacoes-mostra-falhas-e-valores-da-cidade/

Vinda de delegações mostra falhas e valores da cidade

Os juizforanos deverão ser surpreendidos com línguas e sotaques diferentes nas próximas semanas. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, com abertura oficial no dia 5 de agosto no Rio de Janeiro, já começaram a desembarcar na cidade as delegações que irão fazer a preparação final nas dependências da UFJF. São oito diferentes nações, vindas da América do Norte, Leste Europeu e África. Esta miscelânea favorecerá um interessante intercâmbio cultural, mas também poderá significar dificuldades e apontar falhas nos serviços oferecidos pelo município. Isso porque existe pouca preparação para lidar com este público no que se refere ao idioma, principalmente nos bares e restaurantes e nos serviços de táxis. Além disso, a cidade não dispõe de sinalização de trânsito em outra língua senão o português, o que também poderá ser um empecilho.
Dos 338 membros de delegações esperados – fora a imprensa estrangeira e demais turistas, 26 já estão na cidade. Este público é formado por cinco chineses, que desembarcaram na última sexta-feira, e 21 egípcios, que chegaram ontem. Os demais devem chegar entre o próximo domingo (31) e terça-feira. São eles representantes do Canadá (80), Eslováquia (30), Estados Unidos (1), Estônia (4), Polônia (40) Qatar (5) e mais 102 chineses. Com exceção da equipe
egípcia, de vôlei, os demais são do atletismo. Há ainda a delegação paralímpica do Canadá, que virá em 28 de agosto. Na última sexta-feira, a UFJF confirmou que a delegação de atletismo da Argélia e a de vôlei feminino de Porto Rico fizeram contato para desembarcar na cidade, mas não devem vir. “Porto Rico não acertou por motivos internos deles. A chamada de última hora da Argélia realmente aconteceu, mas não tinha como recebê-los depois do dia 31″, disse o diretor da Faculdade de Educação Física, Maurício Bara.
Se considerar todas estas nações, a mistura de línguas que poderá ser ouvida por quem se aproximar destes integrantes é interessante, e vai do inglês ao mandarim, passando pelo árabe, francês, o eslovaco, o polaco e o estoniano. Para acolher bem este público, a diretoria de Relações Internacionais da UFJF preparou 152 alunos voluntários bilíngues para atuarem como attachés, acompanhando e atendendo todas as demandas dos seus visitantes. Mas a iniciativa não foi a mesma em outros setores do município.
O próprio presidente do Sindicato dos Taxistas de Juiz de Fora, Aparecido Fagundes, afirmou que são poucos os motoristas preparados para lidar com este público. “Não temos número grande de taxistas que falam outra língua, mas existem alguns profissionais que falam inglês e espanhol. Há algum tempo houve incentivo para que eles pudessem se preparar para este momento, mas grande parte não abraçou a oportunidade.” Segundo ele, aqueles que têm a segunda língua no currículo estão, por iniciativa própria, contatando os hotéis para disponibilizar o serviço. “Teremos dificuldades com o idioma, de um modo geral, mas esperamos uma renda extra neste mês no atendimento a estas pessoas.”

Abrasel-ZM
Na vida noturna, não é diferente. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel-ZM), Carla Simone Pires, existem conversas para que cursos de inglês possam dar suporte aos bares e restaurantes da redondeza, em caso de necessidade. “Estamos buscando parcerias para que, em momentos críticos, professores ou alunos possam ir aos estabelecimentos auxiliar na tradução. Algumas casas também estão montando cardápios em inglês, para melhor atender este público.”

Problema vira oportunidade
Para a assessora de articulação e estratégias do turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Danielle Feyo, eventos deste porte trazem reflexões. “Pelo fato de o turismo, que é uma atividade privada, não ser uma vocação natural da cidade, estes problemas ficam evidentes, mas eventos como este trazem reflexões. A cidade tem se preparado ao longo dos anos e percebido que o turismo pode ser uma alternativa para o seu desenvolvimento. Acredito que este período será um marco e vai auxiliar na sensibilização dos donos dos bares e restaurantes, além dos taxistas e outros setores, mostrando como a preparação é importante. Vejo isso como uma oportunidade.”
Com relação às placas de trânsito em outra língua, o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, explicou que não houve solicitação neste sentido e, diferente de cidades que sediam eventos de grande porte, como a Copa do Mundo e agora as Olimpíadas, o movimento local será específico e pontual, embora ele reconheça que a quantidade de estrangeiros deverá ser razoável.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 24/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/expectativa-e-preparacao-nos-hoteis/

Expectativa e preparação nos hotéis

O Hotel Green Hill vai receber 35 membros, entre comissão técnica e atletas da seleção da Eslováquia, prevista para chegar no dia 1º. A unidade também negocia a atração de jornalistas estrangeiros que já estão com dificuldades em conseguir quartos de hotéis no Rio de Janeiro. Para isso, foi feita uma preparação especial de toda a equipe, inclusive com investimentos para ampliar o percentual de colaboradores bilíngues. “Metade já era bilíngue e, quem não é fluente, está fazendo curso, dentro do hotel, há três meses, para aprender inglês. Também fizemos treinamentos de segurança e vamos contar com uma equipe própria, além das guarnições 24 horas do Gate (Polícia Militar) e da Polícia Federal”, informou o gerente comercial e marketing do hotel, Gio Ahmad.
Segundo ele, todo o cardápio do restaurante foi customizado e aprovado pela delegação da Eslováquia. No dia a dia, os atletas vão consumir alimentos comuns entre os brasileiros, com algumas exceções. Feijão, por exemplo, eles não conhecem. “Nos dias que antecederem as competições, eles seguirão rigorosamente o que o nutricionista da delegação determina. Mas nos demais, até refrigerante poderá ser servido.” Todo o cardápio, além dos informativos, listagem de ramais e canais a cabo estarão nos quartos em inglês e eslovaco. Além disso, uma estrutura de atendimento via telefone em inglês, 24 horas, foi montada exclusivamente para receber a comitiva.
Como toda a alimentação será feita no hotel, Gio afirma que não terá demandas externas por restaurantes. Mas em caso de passeio, é certo que os taxistas não serão acionados. “O serviço em Juiz de Fora é sofrível. Vivo aqui há seis anos e nunca conheci um serviço tão ruim, embora tenha melhorado bastante no último ano. Via de regra, nossos hóspedes reclamam muito dos táxis e, por isso, adotamos os serviços de transfer, indicando motoristas executivos para atender nosso público”, disse o gerente, que já viveu em 14 países distintos e em 17 estados brasileiros.
Na avaliação do secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, não existe exigência para motoristas de táxis bilíngues em Juiz de Fora. “Existiam várias falhas no serviço e, ao longo dos últimos anos, trabalhamos em ações para melhorar e lapidar o sistema, e isso leva tempo. Mas percebemos que a imagem do serviço de táxi, junto à rede hoteleira, ainda é ruim. Precisamos trabalhar para mostrar que a frota agora é composta por carros novos e temos os aplicativos que auxiliam os usuários, ainda que os motoristas não sejam bilíngues”, explicou, acrescentando que trabalhos estão sendo feitos junto aos representantes da categoria para auxiliar na qualificação destes profissionais. “O incentivo a um curso de inglês básico pode ser pensado, por exemplo. Mas cabe ressaltar que estamos falando de um mercado formado por empreendedores individuais. Nós podemos incentivar, mas cada um pode reagir de forma diferente.”

Independência Trade
O Independência Trade vai abrigar as demais delegações confirmadas: Estônia, Egito, Qatar, Polônia, China e Canadá. De acordo com o gerente de hospedagem do hotel, Júlio Higino, além dos esportistas, o hotel funcionará normalmente para o público, inclusive com algumas reservas já confirmadas para o período. Ele informou que não houve nenhum preparo especial para receber os estrangeiros, uma vez que a unidade já está habituada a trabalhar com grandes grupos, como times de futebol e grandes empresas. “Temos funcionários e estagiários bilíngues. Não há
treinamento especifico, já que estamos acostumados a lidar com grande movimento de grupos dentro do hotel.” Sobre a alimentação, o gerente contou que apenas a delegação chinesa solicitou comida diferenciada, embora não tenha passado outros detalhes. As demais equipes terão alimentos já servidos, mas sem gordura.

Distribuição de mapa turístico
Quando da confirmação da vinda das delegações ao município, representantes de diversos setores se reuniram com o objetivo de traçar estratégias e fomentar o comércio e os serviços, como a rede hoteleira. Entre as ações previstas, estava a decoração diferenciada em lojas e a precificação dos produtos em inglês. Quase um mês após este encontro, o grupo voltou a conversar sobre o planejamento na última sexta-feira. De acordo com a presidente do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, Thais Oliveira Lima, em razão do curto período, nem todas as ações poderão ser
colocadas em prática. No entanto, ela destaca algumas iniciativas. Entre elas, a criação de um mapa turístico bilíngue com informações sobre o município. Ainda está sendo planejado como o mapa será distribuído e existe a possibilidade de ser entregue com o guia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel-ZM).
Segundo a presidente da associação, Carla Simone Pires, a ideia é distribuir o informativo a partir de amanhã, em locais onde os estrangeiros poderão estar, como nos hotéis e na própria universidade Com apoio do comércio, serão distribuídos panfletos à população com informações sobre a vinda das delegações. “É mais uma forma de sensibilizar e motivar o município. Também existe a intenção de decorar o comércio para as Olimpíadas”, explicou Thais. Outra iniciativa promovida a partir das reuniões do Convention é a presença de estudantes bilíngues de Turismo da UFJF nos hotéis onde as delegações estarão, para apoiar as equipes de acordo com suas demandas.

Redes sociais
Durante o momento olímpico, as ações serão divulgadas por meio das redes sociais. As informações poderão ser encontradas por meio da hashtag #JFEsportiva2016. As entidades envolvidas pretendem fazer balanço do planejamento quando a última delegação deixar Juiz de Fora, após o dia 5 de setembro. “Todo este momento serviu como incentivo para continuarmos trabalhando e mobilizando, principalmente entre esta rede de entidades que mobilizamos. Isso mostra que não precisamos esperar e depender de terceiros, já que as iniciativas podem partir de
nós”, disse Thais, acrescentando que a preparação com relação a língua também desperta reflexões. “É um problema que vivenciamos. Em nossa primeira reunião, dissemos que não adiantaria, há um mês do evento, ensinar todos os envolvidos a falar uma segunda língua. E por isso até tivemos a ideia do mapa informativo.”