Vídeos orientam profissionais no manejo de situações do cotidiano. (Foto: reprodução)

Estudantes e docentes do Departamento de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) produziram vídeos educativos de atenção em saúde, com orientações a servidores do município. A iniciativa é fruto de parceria entre a Universidade, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, de Governador Valadares. Os materiais estão disponíveis no canal do Centro de Educação à Distância (Cead). Clique aqui e aqui.

Professora Ludimila e os estudantes participantes do trabalho (Foto: arquivo pessoal)

Com ilustrações e tradução em libras, os vídeos orientam sobre temas como manejo de acidentes de trabalho pelas equipes de atenção básica e equipes de saúde da família, e também trazem direcionamentos sobre como proceder em casos de lesões por esforços repetitivos. De acordo com a professora Ludimila Forechi, do departamento de Fisioterapia da UFJF-GV, os materiais serão disponibilizados aos servidores do município, em especial os da Estratégia de Saúde da Família e demais profissionais que atendem à comunidade. “Nosso objetivo é facilitar a comunicação entre os profissionais e o Cerest, que é referência em saúde do trabalhador do município de GV, e também atende o leste mineiro”.

Além de Ludimila, também trabalhou na supervisão dos trabalhos o docente Peterson Marco, do departamento de Fisioterapia. Com potencial para ampliar cenários de práticas para estudantes e colaborar na tomada de decisões de servidores que atuam na atenção à saude, a parceria é vista com bons olhos pelo docente. “Em uma perspectiva de ensino integral, os estudantes têm a oportunidade de compreender melhor a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) quando atuam em diferentes serviços. Essa ação permite ainda a formação conforme as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Fisioterapia”.

Para o fisioterapeuta do trabalho do Cerest, Sérgio Monteiro Gonçalves, a proximidade da universidade com o serviço é essencial para o crescimento mútuo, traduzindo em retornos positivos e palpáveis para sociedade. “É notório o interesse da UFJF-GV em buscar o crescimento acadêmico por meio de ações no serviço com parcerias positivas. O serviço também cresce e ganha muito com a presença dos alunos e professores. A saúde pública necessita de profissionais engajados, que entendam a realidade para transformá-la e neste processo, a integração entre o ensino-serviço tem-se mostrado uma poderosa ferramenta na formação acadêmica e na elaboração de projetos, estudos, eventos e ações que impactam diretamente no cuidado e atenção em saúde. Desejo sucesso a todos os envolvidos e que continuemos a trabalhar por um SUS de qualidade para o usuário”.