Arte: PET Civil /UFJF

O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Engenharia Civil (PET Civil) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta terça-feira, dia 22, o evento “Política de Cotas e Consciência Negra”. A atividade acontece, a partir das 16h, no Anfiteatro I do Edifício Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia, no campus sede da UFJF.

A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Os interessados em certificação devem realizar inscrição prévia, por meio de formulário eletrônico. Conforme os organizadores,  o debate terá como convidados a graduanda em Nutrição na UFJF, Andressa Borges; o professor do Departamento de Matemática da Universidade, Willian José da Cruz; e o docente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG) e ex-aluno da UFJF, Lucas Teotônio.

O objetivo da iniciativa é abordar a relevância dos resultados promovidos pelos 10 anos da Lei 12.711/12, conhecida como “Lei de Cotas”. O regramento dispõe sobre a reserva de vagas para egressos de escolas públicas, negros e indígenas, nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

Na ocasião, também será reforçada a importância do “Dia da Consciência Negra”, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519/11, e faz referência à morte de Zumbi. Líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste, Zumbi foi morto em 1695 e é símbolo da resistência à escravização e ao racismo.

O PET Civil da UFJF tem coordenação da professora Júlia Righi de Almeida.

Outras informações: pet.civil@engenharia.ufjf.br