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De acordo com mestranda Elenilce da Costa Sales, motivos de abandono do EJA partem de aspectos internos das escolas e de características dos estudantes (Foto: Twin Alvarenga)

A dissertação com o tema “Evasão na EJA sob o olhar dos alunos de três escolas do Amazonas”, defendida, na quarta-feira, 20, pela mestranda Elenilce da Costa Sales, propôs estudos para entender os motivos de desistência dos alunos que começaram a frequentar as aulas do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) no estado do Amazonas. Elenilce é aluna do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Para a realização da pesquisa, a mestranda, que trabalha com apoio pedagógico na educação para jovens e adultos em Manaus, abordou matriculados que deixaram de frequentar as aulas. “Os alunos até procuram a escola para se matricularem no início do ano, mas não conseguem concluir. Analisamos três escolas que apresentaram um índice de evasão superior a 30%”.

Ao todo, 109 alunos que desistiram dos estudos foram contatados por Elenilce. Na conclusão da pesquisa, foi constatado que os motivos da evasão partiam tanto de aspectos internos das escolas, como de características dos estudantes. “Os alunos apontaram como motivos aspectos que ocorrem dentro da escola, como a metodologia, e também fatores relacionados à renda e à busca da sobrevivência”, explica.

O trabalho também trouxe resultados práticos com o objetivo de melhorar a experiência dos estudantes do EJA. Em uma das ações, foram direcionadas sugestões para a Secretaria de Educação. “Encaminhamos as propostas para que eles tomem providência quanto ao trabalho desenvolvido e também quanto às questões de políticas públicas. Foram sugeridas, por exemplo, melhorias no apoio de pessoal para garantir o funcionamento de todos os espaços da escola, e ainda o estabelecimento de parcerias com empresas que tragam oportunidade para esses alunos no mercado de trabalho, já que esse é o objetivo da Educação para Jovens e Adultos”, destaca a pesquisadora.

O orientador Marcelo Câmara defende que a pesquisa foi de grande importância para entender os motivos da evasão dos alunos do EJA no Amazonas. “O trabalho foi muito bem conduzido e trouxe respostas importantes sobre a questão proposta. Sem dúvidas, a pesquisa abriu várias outras portas, trazendo um campo enorme para ser estudado, inclusive discussões sobre a situação política da Educação para Jovens e Adultos no Amazonas”.