ssss

Pesquisa do mestrando Leonardo Alexandrino de Almeida delineou propostas estratégicas relacionadas à administração do campus avançado da UFJF em Governador Valadares

O servidor da UFJF-GV e mestrando Leonardo Alexandrino de Almeida, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), defendeu, segunda-feira, 18, a dissertação “Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento: o caso do campus da UFJF em Governador Valadares”.

O trabalho buscou identificar os processos e possíveis entraves que prejudicam o aperfeiçoamento da gestão da informação e da gestão do conhecimento no campus avançado, assim como propor ações que possam melhorar a aplicação destas políticas de maneira satisfatória. Uma vez que a proposta do mestrado profissional do Caed é estudar temas relacionados ao cotidiano profissional, a escolha do assunto surgiu naturalmente, segundo Almeida.

“Como discente, administrador e membro da Comissão Setorial de Avaliação, eu pude observar empiricamente o impacto da gestão de conhecimento e da gestão da informação no trabalho dos servidores. Além disso, acredito que implementando de maneira eficaz estas políticas muitos outros problemas enfrentados no campus GV seriam minimizados”.

De acordo com o orientador Fernando Perlatto Bom Jardim, “a pesquisa delineou propostas estratégicas que incluem a criação de uma comissão para a elaboração de um planejamento para a UFJF-GV, a realização de eventos sobre o tema nos dois campi e a formação de uma equipe multidisciplinar responsável por coordenar a implantação destas políticas, entre outras ideias relacionadas especificamente à gestão do conhecimento ou da informação”.

Primeiro servidor da UFJF-GV a ingressar no mestrado oferecido pelo Caed e defender a dissertação, Almeida já pensa no próximo passo. “Certamente o doutorado está em meus planos futuros e ter desenvolvido esta pesquisa no campus GV me deu ainda mais ânimo para encarar esse desafio. Defender essa dissertação é uma importante etapa de um grande processo de aprendizado propiciado pela  Universidade e tenho a esperança de que algumas das propostas apresentadas no trabalho sejam colocadas em prática e tragam bons frutos”, destacou.