Iniciativas são desenvolvidas de modo presencial e têm como público-alvo pessoas com mais de 60 anos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebe, a partir de segunda-feira, 24,  inscrições para os projetos extensionistas “Idosos em Movimento, Mantendo a Autonomia”,  “Intervenção em Idosos referentes a Habilidades Sociais” e “Nutrição no Envelhecer”. As iniciativas são desenvolvidas de modo presencial e têm como público-alvo homens e mulheres com mais de 60 anos. A participação é gratuita.

Ao todo, são ofertadas 72 vagas, a serem preenchidas pela ordem de inscrição. Os interessados devem se dirigir à sede do Polo, na Casa Helenira Preta (Casa de Cultura), entre segunda-feira, 24, e quinta, 27 de outubro, das 7h às 19h,  levando cópia de um documento de identificação com foto, preferencialmente a Carteira de Identidade, e uma fotografia 3×4 recente.

No projeto “Idosos em Movimento, Mantendo a Autonomia”, as aulas com atividades físicas e de lazer têm início em 7 de novembro, no Polo. São oferecidas 40 vagas para duas turmas, às segundas e quartas-feiras: na turma 1, das 8h às 8h45, e, na 2, das 8h50 às 9h35. A coordenação é do professor da Faefid, Luís Carlos Lira.

Já no “Intervenção em Idosos referentes a Habilidades Sociais”, o início das aulas com dinâmicas de grupo, vivências e reflexões está previsto para 8 de novembro. Os 20 selecionados realizam as atividades, quinzenalmente, às terças-feiras, a partir das 14h30, na sede do Polo. A coordenação é do professor do Departamento de Psicologia, Ricardo Kamikazi.

Por fim, o projeto “Nutrição no Envelhecer” seleciona 12 idosos para a participação em quatro encontros com esclarecimentos nutricionais, agendados para os dias 19 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro, sempre das 14h às 16h, também na Casa Helenira Preta. A coordenação é da professora do Departamento de Nutrição, Ana Livia De Oliveira.

Polo sobre o Processo de Envelhecimento
O Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento comemora este mês 32 anos. A iniciativa, que já contabiliza mais de sete mil atendimentos, foi criada em 1990, vinculada à Faculdade de Serviço Social, através do projeto “Universidade com a Terceira Idade”.

“É com enorme alegria que estamos retornando às atividades presenciais a partir dos projetos”, ressalta a atual coordenadora do programa de extensão e professora da Faculdade de Serviço Social, Estela Saleh da Cunha. Ainda conforme a docente, retornar às atividades têm grande significado para esse público que foi um dos mais atingidos pelas consequências diversas do afastamento social necessário, devido à pandemia de Covid-19. “Voltar a estabelecer contatos sociais mais amplos, até então restritos aos grupos familiares, é de suma importância para a manutenção da saúde e do  bem-estar dos idosos.”

O Polo está localizado na rua Severino Meireles, nº 260, no bairro Passos, em Juiz de Fora.

casa.helenirarezende@ufjf.br