Entre 17 e 21 de outubro, o Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe a Mostra 10 Anos de Cinema e Audiovisual, em comemoração ao aniversário de uma década do Bacharelado de Cinema e Audiovisual neste ano. Os filmes selecionados serão exibidos sempre a partir das 14h na Sala Germano Alves, localizada no IAD, número 213. As obras contempladas foram realizadas no âmbito do curso ao longo desses dez anos de atividades. O evento conta com a organização do Cineclube Movimento, projeto de Extensão da Universidade, e é aberto a toda a comunidade acadêmica e do entorno da UFJF. 

A Mostra contabiliza 19 produções, entre curtas e longas-metragens de diferentes gêneros, como ficção, documentário e animação. Para a seleção, foram priorizados filmes realizados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado de Cinema e Audiovisual. 

“A mostra tem por objetivo ser uma retrospectiva comemorativa dos dez anos de existência do Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Além de marcar essa data, o Cineclube Movimento acredita que a Mostra é também uma oportunidade para os novos alunos e toda a comunidade juiz-forana de conhecer um pouco dos filmes realizados pelos nossos ex-alunos”, afirma Alessandra Brum, professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e coordenadora do projeto de Extensão Cineclube Movimento. 

Segundo a docente, professores e o técnico do estúdio também foram convidados a apresentarem seus trabalhos na Mostra. “É uma grande diversidade de filmes bastante representativa das produções do curso ao longo desses anos”, avalia Alessandra. 

A curadoria da Mostra foi realizada por Danielle Menezes, ex-aluna do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) e pelo aluno da graduação Matheus Thomas. Para Danielle, a retrospectiva de trabalhos produzidos em uma década de curso também é importante para a formação dos estudantes que estão na graduação neste momento. 

“Entender as nossas produções e de onde viemos é tão importante quanto dar visibilidade ao que está sendo produzido agora. Além do mais, a volta para esses filmes pode fomentar diálogos com as produções atuais dos estudantes, que poderão entrar em contato com as variadas formas de utilização dos equipamentos e possibilidades que o curso oferece, tendo em vista que muitos dos filmes produzidos pelos estudantes de cinema circularam em festivais nacionais e internacionais, sendo eles bem diversos em gênero, roteiro, forma estética, entre outros”, reflete Danielle. 

Curso impulsiona produção audiovisual na região

Fundado em 2012, o Bacharelado em Cinema e Audiovisual entrou em funcionamento em um momento de expansão da produção cinematográfica e audiovisual no Brasil, com base no advento das mídias digitais e o consequente barateamento dos meios de produção, além da ascensão de políticas públicas de fomento a esse tipo de indústria. 

Com um número crescente de alunos ingressantes, o curso vem impactando a produção audiovisual da região. Uma demonstração desse efeito é a presença frequente de trabalhos de estudantes em festivais do país e de outras partes do mundo. 

“Nestes dez anos de existência do Bacharelado em Cinema e Audiovisual verifica-se um impacto na produção de nossos alunos nos espaços de exibição regionais, como o Festival Primeiro Plano, além da Mostra de Tiradentes e do CineOP, em Ouro Preto, dentre outros festivais nacionais. Isso sem contar que boa parte das produções vem percorrendo também festivais internacionais. Filmes realizados para TCC entraram nestes festivais que comentei, inclusive em festival internacional de cinema universitário”, enumera a professora Alessandra Brum, citando como exemplo a participação de um filme em festival realizado na Turquia. 

Confira a programação completa da Mostra 10 anos de Cinema e Audiovisual. 

Outras informações: Instagram do Cineclube Movimento