IronCup terá mais de 200 competidores e 500 robôs (Foto: Divulgação / Rinobot)

A equipe de Robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está de malas prontas para uma importante competição. Os alunos que participam da Rinobot Team viajam nesta sexta-feira, 14, para Santa Rita do Capucaí (MG) para participar da IronCup, evento que será realizado no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e que irá contar com mais de 200 competidores e 500 robôs.

A Rinobot irá competir nas seguintes categorias: Seguidor de Linha, Sumô Lego, Mini Sumô e Very Small Size Soccer (VSSS). Todas as modalidades envolvem competições entre robôs, seja simulando uma corrida em linha contínua, uma luta livre ou um embate entre dois times de futebol. Para o diretor de gestão da Rinobot, Marcos Vinícius, competições como a IronCup trazem visibilidade para os projetos desenvolvidos nas universidades federais, além de possibilitarem o encontro entre graduandos e pós-graduandos de diversas instituições com alunos de ensino médio, que também participam das competições.  

Rinobot teve início em maio de 2016 e tem troféus e títulos brasileiros e internacionais (Foto: Divulgação / Rinobot)

“Eventos como esse dão a chance de nossos membros saírem da teoria e irem realmente para prática, o que é normalmente cobrado no mercado de trabalho. Para nós, além disso, estar na equipe significa a compreensão para além da área técnica, visto que possuímos setores como os de gestão, de marketing, de planejamento financeiro e gestão de pessoas”, ressalta Vinícius.

A Rinobot e suas conquistas
Composta por estudantes de diversos cursos de graduação da UFJF, além de professores orientadores, alunos de mestrado e ex-membros, o time iniciou suas atividades em maio de 2016 e tem colecionado troféus e títulos brasileiros e internacionais. Em 2018, por exemplo, a Rinobot marcou presença entre 24 equipes classificadas para competir na Copa Mundial de Robôs (RoboCup), realizada em Montreal, no Canadá, e contou com a participação de 35 países, quatro mil pessoas e cinco mil robôs.

Já em 2021, estiveram presentes na XX Latin American Robotics Competition (LARC) e XIX Brazilian Robotics Competition (CBR), em formato remoto, e foram premiados com o terceiro lugar na modalidade Very Small Size Soccer 5×5. “Já havíamos participado anteriormente desta competição, que é a maior da América Latina. Por ser em um cenário que envolve toda a América Latina, conquistar uma vaga no pódio foi uma conquista e tanto para nossos membros. Afinal, foi a nossa primeira competição nesta modalidade”, comemora Marcos Vinícius.