sfs

Mesa-redonda debateu ainda sustentabilidade, bem-estar social e parcerias entre universidade, agentes púbicos e iniciativa privada (Foto: Caique Cahon)

Com mais de 230 inscritos, teve início nesta terça, 19, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Seminário Dimensões do Desenvolvimento. O evento, que segue com programação nesta quarta e na quinta-feira, 20 e 21, busca propor ações, ferramentas e subsídios que estimulem o crescimento do país e também incentivem uma cultura voltada à inovação na Universidade. A intenção é que isto aconteça a partir de parcerias que possam ser articuladas com agentes públicos e iniciativa privada em projetos colaborativos orientados para o desenvolvimento regional, a sustentabilidade e o bem-estar social.

O Seminário é promovido pela Diretoria de Inovação da UFJF, junto com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégicas e Desenvolvimento (INCT-Pped), e também aborda temas como política social, meio ambiente e sustentabilidade, visando as perspectivas de uma política de desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira que reúna agentes públicos e representantes do setor privado.

“É fundamental criar mecanismos para que as pesquisas aqui desenvolvidas possam se transformar em tecnologias e estas tecnologias possam se transformar em benefícios para a economia da região”, disse o reitor Marcus David. O diretor de Inovação da UFJF, Ignácio Delgado, por sua vez, também enfatizou a aproximação entre a universidade e o mundo empresarial. “Nós estamos hoje com um grande desafio no país, o de desenvolver atividades econômicas centradas em ações inovadoras para que a gente possa ter uma economia competitiva em escala global e fortalecer os agentes econômicos”, avaliou.

Na palestra “Interação entre empresa, universidade e Estado para impulso à inovação e ao desenvolvimento”, o presidente do Grupo Farmabrasil, Reginaldo Arcuri, falou do desempenho conjuntural da indústria e destacou que políticas públicas de qualidade, articulação entre produções de conhecimento científico e produção industrial e empresarial nacional inovadora são condições necessárias para desenvolvimento e inovação. “Hoje no Brasil todo mundo fala de inovação e, na verdade, quando tomamos os indicadores básicos, vemos, da parte do setor privado, muito pouco investimento em inovação, principalmente pensando no longo prazo; já, do lado do governo, tem-se uma enorme dispersão de recursos, e essas duas coisas são mortais para uma inovação real”, observou. “Inovação você não faz da noite para o dia, você tem que ter um processo de aprendizado de como construir as condições necessárias e suficientes para que ela ocorra”.

A programação também contou com uma mesa redonda, onde foram debatidos inovação, sustentabilidade e

sfsdfs

Durante o evento, foi assinada parceria entre UFJF e Embrapa, com o objetivo de aproximar o trabalho desenvolvidoem cada uma (Foto: Caique Cahon)

perspectivas do desenvolvimento na Zona da Mata Mineira. Participaram o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg – Regional Zona da Mata), Francisco Campolina; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda da Prefeitura de Juiz de Fora, João Matos; a deputada federal e ex-reitora, Margarida Salomão; o gerente da Regional Zona da Mata do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, e o presidente da Embrapa, Paulo do Carmo Martins.

Para Martins, os setores público e privado e a academia têm papéis muito importantes para o desenvolvimento e a inovação da região. “Cabe ao governo dar a infraestrutura e cumprir o papel de regulador, cabe à academia gerar as novas ideias e fazer com que o novo aconteça, e cabe ao setor produtivo fazer com que o novo se transforme em produtos e serviços que possam mudar a realidade de todos nós.”

A deputada Margarida Salomão destacou a importância deste diálogo como primeiro passo para que o desenvolvimento possa acontecer. “É uma tentativa muito válida de tentar criar uma rede colaborativa. Se conseguirmos conversar não apenas para confraternizar, mas para resolver eu acho que vai ser um grande avanço”.

Ainda nesta terça, foi assinada uma parceria entre a UFJF e a Embrapa, com o objetivo de intensificar a sinergia entre as instituições e aproximar o trabalho desenvolvido em cada uma. Também foi divulgado que na sexta-feira, 22, será assinada, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM), uma parceria entre as empresas presentes, a Prefeitura de Juiz de Fora e a UFJF para a formação do Grupo do Desenvolvimento e da Inovação. Nesta quarta, as atividades continuam.

Confira a programação completa do evento.