Tatuadora Gisa é uma das personagens (Foto: Divulgação)

Tatuadora Gisa Carvalho é uma das personagens (Foto: Divulgação)

A escrita é, talvez, a primeira forma de expressão humana, uma extensão da própria oralidade, que nasce dessa necessidade de registro. O Projeto Delineares surge desse desejo de memória, tão intrínseco ao ser humano. A série de mini-documentários é divulgada a cada quinze dias no Youtube. O projeto consiste em escolher personagens (extra)ordinários que revelem um pouco deles mesmos através de seus cadernos pessoais, seus moleskines (ou qualquer outro tipo que sirva para fazer anotações). Cada página puxa um lampejo de memória; e a beleza do projeto está em resgatar do esquecimento um pouco do que é lembrado ao revisitar seu caderno.

Vários ofícios já passaram pelo Delineares, como o de viajante, tatuador, músico, cozinheiro, professor, livreiro, desenhista e artesão. A cada episódio, um novo personagem é desvendado e revelado. O Delineares, entretanto, vai muito além do registro documental. Com exceção dos episódios de músicos e os de temáticas especiais, toda a trilha sonora do projeto é de autoria do músico Igor Visentin. Todos os episódios possuem trilha sonora original e autoral.

O primeiro episódio teve como personagem a professora Rosane Preciosa, que revelou em seus delineandos um pouco de seus escritos, indicações de livros e frases de autores. O segundo episódio mostrou os rascunhos do aclamado cartunista juiz-forano Mário Tarcitano. Apesar de o artista indicar sua preferência pelo desenho digital, ele demonstrou que o método analógico do desenho ainda o acompanha. O terceiro episódio mostrou o caderninho do mochileiro que desvendou vários países da Europa. Depois, foi a fez do livreiro Cláudio Luiz da Silva, que mostrou um pouco do seu antiquário e seus próprios cadernos. No quinto episódio, o projeto entrevistou o artista juiz-forano Luiz Gonzaga, que se destaca por seus desenhos abstratos e uma verdadeira paixão pelo desenho em cadernos.

Estêvão Teixeira também contou suas histórias ao projeto (Foto: Divulgação)

Estêvão Teixeira também contou suas histórias ao projeto (Foto: Divulgação)

Já o sexto episódio trouxe um pouco mais do músico turco Chadas Ustuntas, que mostrou suas partituras em cadernos, algumas inacabadas e outras já finalizadas. O sétimo episódio também trouxe música, com a musicista juiz-forana Uiara Leigo, que usa seus cadernos para escrever um tanto de poesia. Em seguida, a entrevistada foi a tatuadora Gisa Carvalho. O nono episódio trouxe uma artesã de cadernos Lívia Almeida, que revelou seu processo de criação. O décimo episódio trouxe como personagem o músico Estêvão Teixeira, que contou, através de seu caderno, como foi o período em que morou no Rio, ainda na juventude.

O décimo primeiro episódio produzido foi o da Marina Barbosa, que revelou o caderno de receitas da sua avó. Depois, foi a vez da carismática costureira Vânia Motta. O penúltimo episódio produzido até hoje foi sobre o feirante Raí Freitas, que revelou um pouco sobre o seu trabalho e o seu caderno de compras e vendas. Por fim, foi a vez do artesão Fred Côrtes, que mostrou um pouco do seu trabalho como fabricante de cadernos e os seus próprios escritos nesses cadernos artesanais. O Delineares é um projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial, sob orientação da professora Mariana Musse e realizado por seis bolsistas do programa. Os mini-documentários procuram entrevistar seus personagens de forma intimista, trazendo registros sensíveis de cada um desses personagens comuns.

Outras informações: Canal do Youtube  
Email: projetodelineares@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/delineares/