A saudade de casa, dos amigos, da sua cidade. Muitos estudantes de outras cidades que chegam à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se sentem sozinhos e têm dificuldade de adaptação à nova rotina. São esses alunos e alunas que o Grupo Fora de Casa, projeto vinculado à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), busca atender por meio de apoio psicológico.
O grupo, orientado pela perspectiva da Gestalt-terapia, está com inscrições abertas a partir desta sexta-feira, 9. Serão oferecidas dez vagas aos estudantes que vieram de outras localidades para estudar na UFJF. Os sete encontros, facilitados pela psicóloga Camila Rocha Matos de Oliveira, acontecem na Faculdade de Letras (Fale), às terças-feiras, de 9h às 11h, no período entre 27 de setembro e 8 de novembro.
De acordo com Camila, o objetivo do projeto é refletir sobre os modos de relacionamento, os valores, as compreensões dos acontecimentos e da própria perspectiva de vida. As trocas de experiência permitem, ainda, que os alunos se ajustem, de forma mais prazerosa, ao ambiente universitário e à mudança de cidade. A psicóloga conta que o projeto “Fora de Casa”, que, durante a pandemia, foi continuado como “Dentro de Casa”, tem grande receptividade entre os discentes.
“A UFJF tem se comprometido não somente com o ensino de qualidade e o repasse dele para a comunidade, mas também com a boa convivência entre os agentes educacionais e o senso de pertencimento dos discentes. Pelo quinto ano consecutivo, sou facilitadora deste grupo e percebo, dentro desse espaço afetivo e seguro, trocas bastante sinceras e saudáveis que fazem diferença para o percurso acadêmico dos estudantes”, comenta Camila.
Para fazer a inscrição, basta acessar o link. O preenchimento das vagas é por ordem de inscrição. Vale ressaltar que o interessado deve possuir disponibilidade de participar dos encontros nos horários determinados.
Outras informações: (32) 2102-3777 (Proae)