????????????????????????????????????

Segundo Thiago de Oliveira Alves, objetivo do estudo é aprimorar a argumentação dos professores na hora de apresentar a disciplina e superar as dificuldades de muitos em fazer as demonstrações (Foto: Twin Alvarenga)

O mestrando Thiago de Oliveira Alves, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), defendeu, nesta segunda-feira, 18, a dissertação “Lógica Formal e sua aplicação na argumentação matemática”. O trabalho busca pesquisar e mostrar como a lógica formal pode ser usada para ajudar os matemáticos iniciantes em sua aplicação na argumentação matemática.

O estudo foi desenvolvido a partir dos conceitos mais básicos da lógica formal, com análise dos seus efeitos posteriores, chegando num critério onde pode-se separar os argumentos válidos e não válidos com base nos estudos da lógica. O estudante, assim, tem a possibilidade de aplicar a lógica na sua argumentação e verificar se o que está falando constitui ou não uma prova. “O matemático muitas das vezes no inicio da graduação acaba só repetindo o que está nos livros; então ele não entende o que é o jeito correto ou não. A lógica formal vai dar esse critério para ele mesmo identificar, estruturar e analisar seus argumentos matemáticos”, explica o mestrando.

Alves explica que o entendimento da lógica é importante para contribuir na formação dos novos professores de matemática. “O objetivo do estudo é aprimorar a argumentação de professores na hora de apresentar a disciplina e superar as dificuldades que muitos têm na hora de fazer as demonstrações. Além disso, permitir uma base teórica que possa ajudar a construir o seu corpo teórico, que, na matemática, é imprescindível na hora de fazer provas e demonstrações”.

De acordo com o orientador Eduard Toon, a dissertação, além de auxiliar para a formação de futuros professores, pode contribuir para todos os campos científicos. “A lógica não contribui só para a matemática, mas para todas as ciências. Então uma boa base em conhecimento lógico pode ajudar uma pessoa a entender conceitos científicos. A nossa sociedade hoje é baseada em ciência e a maioria das pessoas não têm entendimento sobre. Dessa forma, ter esse conhecimento pode ajudar a chegar em um desenvolvimento social em geral”.