A Comissão de Extensão do curso de Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu o evento “Atuação ética e experiências exitosas” em celebração ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto.

A atividade contou com quatro palestras remotas ministradas, entre os dias 30 e 31 de agosto, e acompanhadas por mais de 370 inscritos oriundos de 26 estados brasileiros. A abertura foi realizada pelos professores Fernando Eustáquio de Matos Júnior, coordenador do curso, e Mariana Cazal.

O evento marcou ainda o lançamento de uma cartilha sobre Sarcopenia, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pela estudante Micheline Gomes Bispo sob orientação da professora Daniela Corrêa Ferreira, vice-coordenadora do curso. Conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN9), Ferreira viabilizou a publicação da cartilha que servirá como material de consulta para os profissionais. “A sarcopenia é uma doença muscular multifatorial caracterizada pela perda progressiva e generalizada da massa muscular esquelética, diminuição da força muscular e declínio do desempenho físico, associada a resultados adversos de saúde”.

Ainda de acordo com o documento, em uma metanálise focada na população brasileira com mais de 60 anos de idade, a prevalência de sarcopenia foi de 17%, sendo mais prevalente nas mulheres do que nos homens.

Os detalhes estão na cartilha disponível aqui.