Cronograma abrange cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia, Jornalismo, e Rádio, TV e Internet (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, nesta terça-feira, 16, os novos calendários acadêmicos para os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia; e para Farmácia, Jornalismo e Rádio TV e Internet. A previsão é de que as aulas comecem em 7 de novembro de 2022 e terminem em 16 de março de 2023.

Apesar dos calendários serem similares em relação às datas, os cursos de Farmácia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet começam o segundo semestre letivo de 2022, enquanto os de Enfermagem, Medicina e Odontologia dão início ao primeiro semestre letivo também de 2022.

Calendário dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia.

Calendário dos cursos de Farmácia, Jornalismo e Rádio TV e Internet.

Prazos
As matrículas devem ser feitas pelos alunos entre os dias 13 e 16 de outubro, via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Já os ajustes devem ser realizados pelos planos departamentais em 17 de outubro.

Em seguida, acontece a primeira análise de matrícula, realizada pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), entre 18 e 19 de outubro. Os estudantes poderão fazer possíveis modificações na matrícula entre 20 e 23 do mesmo mês, para uma segunda análise pelo CGCO. Coordenadores têm até 11 de novembro para fazer os últimos ajustes.

Entre 7 e 25 de novembro, os calendários preveem o período para pedido de dispensa de disciplinas na Central de Atendimento (CAT). Além disso, no dia 16, os coordenadores devem fazer as matrículas em disciplinas com vagas ociosas para os estudantes. Por fim, no dia 17 de novembro, será realizada a terceira análise de matrícula pelo CGCO e, no dia 18, acontece o ajuste final de matrícula pelos coordenadores.

Para os alunos que desejarem realizar o trancamento em alguma disciplina, o procedimento deve ser realizado no Siga até 16 de dezembro.

Alunos e coordenadores de curso também devem ter atenção redobrada aos prazos para as inscrições da colação de grau. Estudantes devem se inscrever, para participar da solenidade entre 5 e 9 de dezembro e os coordenadores têm até o dia 16 para autorizarem o requerimento dos acadêmicos.

Os calendários ainda apontam a existência de dois recessos, o primeiro deles entre os dias 24 e 31 de dezembro de 2022, e o segundo, entre 20 e 22 de fevereiro de 2023.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf