Uma linha do tempo com a produção do Grupo Divulgação (GD) ao longo das últimas cinco décadas. É o que o visitante poderá conferir na exposição comemorativa dos 50 anos do GD no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A abertura acontece nesta terça-feira, 28, às 19h, na Galeria de Arte do centro cultural. 

Peça “A morta”, de Oswald de Andrade, montada pelo Grupo Divulgação, inaugurou o Forum da Cultura em 1972  (Foto: Divulgação)

O Forum, que completa 50 anos de atividades neste ano, foi inaugurado com um espetáculo do Divulgação em julho de 1972. A peça trazia o texto “A Morta”, de Oswald de Andrade, com direção do coordenador do GD e hoje professor aposentado da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF, José Luiz Ribeiro. Naquele momento, o grupo teatral, fundado em 1966, já tinha seis anos de atuação. 

“Para Sábato Magaldi (crítico teatral), ‘A Morta’ seria um texto impossível de ser montado. Aceitamos o desafio e inauguramos o teatro com um espetáculo que marcou a história do Divulgação. Super premiada, a montagem provocou um grande rebuliço. A casa iniciou sua carreira com um grande sucesso de público e de crítica”, relembra Ribeiro.

No Forum da Cultura, o Divulgação realizou centenas de montagens – com os núcleos universitário, de adolescentes e de terceira idade – e acompanhou a consolidação do espaço como referência em Juiz de Fora. 

Acervo
A mostra conta com fotografias de espetáculos realizados pela companhia, maquetes que reproduzem cenários de antigas montagens, figurinos retirados do acervo, além de um vídeo especialmente produzido para a exposição, contando a trajetória e as características do trabalho do grupo teatral, com depoimentos de atuais e antigos membros. 

Inúmeras peças foram apresentadas pelo Divulgação, através também dos núcleos de adolescentes (foto), de universitários e da terceira idade (Foto: Divulgação)

De acordo com a atriz do GD e professora da Facom, Márcia Falabella, a intenção é mostrar a importância mútua dessa parceria entre grupo e Forum, cada qual contribuindo para a história de sucesso do outro. “O Forum representa a casa do GD enquanto espaço que abriga uma família cuja genética que nos une é o teatro. Nós sempre tivemos gente de todas as raças, idades, lugares e classes sociais. O grupo é muito democrático nesse sentido”, afirma a pesquisadora teatral, para quem o local se consolidou como centro não só de difusão, mas de produção cultural, ao sediar o Divulgação e o Coral da UFJF. 

Como sede do Divulgação ao longo de cinco décadas, o Forum da Cultura também permitiu a constituição do acervo de figurino, cenografia e adereços, um grande patrimônio que é reaproveitado sempre que necessário em sucessivas temporadas de apresentações. O espaço cultural também recebe os projetos de extensão do grupo. Para Márcia, o Forum é como um “templo”. 

“O teatro é o espaço da celebração. Aí está um teatro, o local onde a gente realiza as nossas apresentações. Um espaço sagrado, onde estão os atores e o público. É a celebração desse encontro que faz toda a mágica. E no Forum da Cultura, o Divulgação pode desenvolver três elementos: o ensino, a pesquisa e a extensão. O ensino, porque o Divulgação trabalha a formação de atores; a pesquisa, porque, como professores da Universidade, sempre estudamos muito e publicamos. Nossas revistas-programa de cada espetáculo têm textos sobre o autor, a peça, a direção. E a extensão, com nossos projetos Escola de Espectador, Centro de Estudos Teatrais – Cursos e Oficinas e o Workshop de Interpretação para a Terceira Idade”, destaca.  

A exposição fica aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até 8 de julho. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. A utilização de máscaras de proteção contra a Covid-19 é obrigatória. 

Galeria de Arte
O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, recebe importantes nomes da pintura do Estado e da cidade, além de jovens artistas, assim como coletivos.

Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da UFJF, completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade. 

Outras informações
(32)  3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)
forumdacultura@gmail.com
Instagram: @forumdaculturaufjf
Facebook: /forumdaculturaufjf