A Comissão Permanente de Produtos Químicos, da UFJF, constituída em maio de 2021, lança a campanha Troca solidária de reagentes químicos e utensílios de laboratório. A iniciativa visa identificar e quantificar os reagentes químicos e utensílios, sem perspectiva de uso, estocados nos laboratórios da UFJF. O compromisso é direcionar os produtos não utilizados aos laboratórios da instituição que estejam necessitando deste material.
De acordo com a pesquisadora e membro da Comissão, Denise Lowinsohn, o objetivo é evitar que reagentes não usados se deteriorem, diminuindo assim a geração de resíduos químicos nos laboratórios e o consequente impacto ambiental causado por este tipo de material. Outro ponto importante é a redução dos custos com compra de novos reagentes químicos e utensílios de laboratório. “Às vezes, temos materiais no laboratório que foram comprados de forma equivocada ou não será mais usado e outra pessoa pode estar precisando. Desta forma, pensamos em promover esse intercâmbio”, completa.
Para cadastrar reagentes e utensílios sem uso no laboratório, o pesquisador deve preencher as listas disponíveis nos link. Para receber os materiais das listas, o interessado deve entrar em contato diretamente com o laboratório doador. As trocas devem ocorrer somente entre os laboratórios da UFJF. Aqueles que possuem reagentes químicos com prazo de validade vencido ou parados no laboratório e têm interesse em doar devem preencher essa planilha, aqueles que desejam fazer a doação de utensílios de laboratório sem patrimônio, também devem preencher a planilha.
É importante salientar que mesmo os produtos, vencidos ou não, que estão em desuso, devem estar com suas propriedades físico-químicas preservadas. Os membros da Comissão orientam a não listar reagentes em que haja dúvidas quanto a sua composição, bem como utensílios quebrados e/ou sem condições de uso. Fazendo parte desta campanha tanto o laboratório doador como o receptor estarão colaborando com a diminuição dos impactos ambientais e com uma gestão mais sustentável das atividades.