Capacitação abordou importância do atendimento humanizado. (Foto: Gabriella Moura)

A importância do atendimento humanizado e do diálogo em instituições de longa permanência para idosos foram tema de capacitação realizada na última quinta, 23, no Lar dos Velhinhos, em Governador Valadares. A ação integra atividades do projeto de extensão “Viver Bem e Mais: Idosos em Movimento” e do Núcleo de Estudos em Biodinâmica do Movimento e Saúde (Nebims).

Gestora do Lar dos Velhinhos agradeceu pela parceria com a UFJF-GV. (Foto: Gabriella Moura)

Durante o evento, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais da instituição, que trabalham em contato direto com os idosos residentes, receberam orientações da palestrante Rayane Quintão sobre o papel da acolhida e da empatia no trato com os idosos. “Quando chegam aqui, os idosos passam por uma adaptação, muda a rotina deles. Então, é importante que os profissionais tenham esse olhar humanizado para essas pessoas que estão em constante adaptação a essa nova rotina”, explica a discente do 10º período de Fisioterapia e estagiária da Clínica-escola de Fisioterapia da UFJF-GV.

Nutricionista destacou importância do conhecimento compartilhado no evento. (Foto: Gabriella Moura)

Além do conhecimento compartilhado, os participantes foram orientados sobre a avaliação do comportamento dos idosos, bem como estratégias de tratamento e principais demandas geriátricas do Lar dos Velhinhos, como comprometimento neurocognitivo maior e quedas. Para Laís Vieira, nutricionista da instituição, a capacitação foi importante para despertar um olhar humanizado e afetivo em toda a equipe multidisciplinar do Lar. “A adaptação precisa do tempo do idoso, precisamos compreender que ele está com um sentimento de perda, e muitas vezes não sabe expressar esse momento. A gente percebe, na prática, o desespero do idoso nos primeiros dias em que é acolhido na Instituição, por mais que criemos um ambiente agradável, esse comportamento pode acontecer e requer paciência, compreensão da equipe, e diálogo”, comenta.

Segundo o Nebims, as instituições de longa permanência para idosos enfrentam o desafio da assistência de qualidade continuada, que não se restringe à qualidade técnica. Ela envolve, também, o relacionamento profissional-residente, o cuidado humanizado, empático e afetuoso. Para oferecer um cuidado humanizado, a instituição deve proporcionar assistência e um ambiente aconchegante, capaz de preservar a intimidade e a identidade dos residentes. Os principais objetivos são oferecer cuidados, promover a recuperação da saúde, facilitar a preservação da autonomia e estimular a manutenção dos laços afetivos.