Henri cartié Bresson_ Cena Doc2 Foto Divulgação

O documentário mostra momentos particulares da vida de Bresson: sua primeira câmera, a viagem a Marselha e a criação da agência de fotografia Magnum (Foto: Divulgação)

Documentário que retrata a vida de um dos maiores fotógrafos do século XX, “Henri Cartier-Bresson – só amor” é a atração do Ciclo de Cinema Francês desta sexta-feira, dia 15, às 16h,  com entrada franca, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dirigido pelo cineasta Raphael O’Byrne, o filme traz, de uma maneira cômica e, às vezes surpreendente, a trajetória daquele que é considerado por muitos o “pai da fotografia”.

O documentário mostra momentos particulares da vida de Bresson: sua primeira câmera, a viagem a Marselha e a criação da agência de fotografia Magnum. O mestre da fotografia viveu quase um século, anos dedicados praticamente ao registro do espaço e do tempo em preto e branco.

A trajetória artística de Bresson também é abordada no filme, que apresenta os fotógrafos nos quais ele se inspirou, como Martin Munkacsi e Klavdij Sluban, além da influência de outras artes, como a pintura, o cinema e a música clássica, e a imensa autocrítica que fazia em busca da perfeição.

Ciclo de Cinema Francês

O Ciclo de Cinema Francês da Faculdade de Letras da UFJF surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa por meio do cinema. A cada ciclo, um tema  é escolhido e diversos filmes são elencados para expor como um assunto é tratado no meio cultural gálico. O tema da edição atual é “manifestações de arte”.

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)