Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/polos-de-mediacao-como-alternativa/

Polos de mediação como alternativa

O conflito ocorre quando há falta de entendimento entre duas ou mais partes. Muitas destas questões, dependendo da gravidade, só são solucionadas na Justiça, em processos longos e desgastantes. Para quem quer ganhar tempo, as centrais de mediação que utilizam o diálogo para solucionar estes conflitos funcionam como alternativa para muitos casos, principalmente quando se tratam de relações de longo prazo. Nesta modalidade, o acordo entre as partes pode acontecer sem a necessidade de recorrer à Justiça, e pode ser, ou não, homologado pelo juiz.
Em março deste ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atualizou a Resolução 125/2010, que criou a Política Judiciária de Tratamento de Conflitos, adequando o Poder Judiciário às novas leis que consolidam o tema no país, bem como a Lei de Mediação (13.140/2015) e o Novo Código de Processo Civil (13.105/2015). Assim, a Justiça passou a considerar a mediação como uma forma de solução de conflitos tanto processual como extrajudicial.
O coordenador do Dialogar, central de mediação do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito da UFJF, Fernando Guilhon, explica que a mediação é indicada para solucionar questões familiares, de vizinhança, escolares e empresariais. “São relações que envolvem sentimentos, por isso, contamos com equipe multidisciplinar, envolvendo advogados, psicólogos e antropólogos.

Nesta modalidade, o acordo entre as partes pode acontecer de três a cinco meses”, destaca. A Central da UFJF, bem como nas demais presentes em outras faculdades de direito, é destinada ao atendimento de pessoas com renda de até dois salários mínimos.

Acesso democrático
Outras entidades da cidade prestam o serviço de mediação de forma mais abrangente, como é o caso do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum Benjamin Colucci. Segundo a supervisora do local, Júlia Albuquerque, qualquer pessoa pode recorrer ao Cejusc, que é um caminho amparado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a solução de conflitos, que preza pela pacificação social.
A Ordem dos Advogados do Brasil de Juiz de Fora (OAB-JF) pretende inaugurar, em agosto deste ano, sua central de mediação. Por enquanto, orientações sobre o serviço podem ser obtidas na Comissão de Mediação e Conciliação de Conflitos da instituição. A presidente da comissão, Ivone de Almeida, explica que o trabalho atual visa a orientar pessoas, independentemente da classe social, sobre onde encontrar o serviço na cidade. “Ouvimos o caso e indicamos se ele se enquadra nas centrais privadas ou públicas”, destaca.
Há mais de um ano, a Câmara Municipal também criou um Polo de Mediação de Conflitos, que é parte integrante do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo. Conforme o assistente técnico legislativo, Sérgio Loures, o serviço busca restabelecer o diálogo social e a promover a cidadania. “Nossa atuação é exclusivamente extrajudicial, ou seja, fora do Judiciário. Queremos dar opção ao cidadão, independentemente de sua classe social, para que ele solucione o seu problema de forma mais rápida”, pontua.

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 13/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/2a-edicao-do-som-aberto-no-dia-30/

2ª edição do Som Aberto no dia 30

A próxima edição do Som Aberto está marcada para o dia 30 de julho, das 14h às 21h, na Praça Cívica do campus da UFJF. Na programação confirmada, o público poderá conferir as apresentações da Orquestra Sinfônica Pró-Música/
UFJF e das bandas Legrand e Coroña. Como na edição piloto do projeto, desenvolvido pela Pró-reitoria de Cultura, haverá diversas atrações culturais, como DJ, capoeira, varal de poesia e dança urbana, além de 40 estandes de produtos diversos. Até dezembro de 2016, serão realizadas seis edições.
Ainda está aberto o cadastramento de bandas universitárias. De acordo com o novo edital, disponível na página do órgão, o objetivo do cadastramento é conhecer as diversas bandas formadas por membros da comunidade acadêmica para uma eventual participação no evento. Poderão se cadastrar conjuntos musicais de quaisquer gêneros, desde que pelo menos um de seus integrantes tenha ligação atual e comprovada com a UFJF. Já os que quiserem expor seus
produtos nos 40 estandes disponíveis durante o evento devem preencher o formulário de cadastro disponibilizado permanentemente no site da Pró-reitoria de Cultura, que receberá cadastros sempre até o dia 15 de cada mês.

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-abre-processo-seletivo-exclusivo-para-surdos/

UFJF abre processo seletivo exclusivo para surdos

A UFJF abriu, pela primeira vez, processo seletivo destinado exclusivamente a candidatos surdos para preenchimento de três vagas do curso de Letras/Libras. Os interessados devem ter feito o Enem 2015 e comprovar a surdez, mediante laudo especializado. Para participar do processo, basta preencher e assinar o Requerimento de Inscrição e entregá-lo na Central de Atendimento da UFJF até o dia 20 de julho. A Central funciona das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. O candidato que precisar de atendimento especializado de intérprete terá dias e horários pré-definidos para a inscrição.
Segundo a instituição, a seleção será feita exclusivamente com base na nota do Enem e os critérios de desempate estão previstos no edital. O resultado será divulgado no dia 21 de julho pela internet. As aulas têm início no dia 22 de agosto.
O curso de Letras/Libras da UFJF funciona desde 2014 e tem atualmente duas turmas em andamento. A formação é em licenciatura, possui nove períodos com aulas no turno noturno. Rosani ressalta que não é um curso no qual o aluno apenas aprende Libras, a graduação é em Letras.

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/desafio-da-robotica-movimenta-ufjf/

Desafio da robótica movimenta UFJF

Alunos da Faculdade de Engenharia da UFJF participaram nesta quarta-feira (13) de um desafio no campo da robótica, o Linus-Bot, que chegou a sua quarta edição. A proposta era montar um carrinho que deveria percorrer uma pista no menor tempo possível, usando a programação pré-estabelecida. As três equipes competidoras não puderam ter conhecimento prévio da pista, montada por veteranos do Programa de Educação Tutorial (PET) da faculdade. A equipe vencedora foi a Telecomunicações e Robótica, que conseguiu, no intervalo de oito minutos, cumprir a menor volta em 29 segundos. O time da Energia teve um problema e não conseguiu concluir uma volta. Em segundo lugar ficou o grupo de alunos com habilitação em Sistemas de Potência. Os vencedores farão uma visita técnica, em agosto, à montadora Mercedes-Benz, em Juiz de Fora.

_____________________

Veículo: Diário Regional JF

Editoria: Cidade

Data: 13/07/2016

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/5218-canada-confirma-a-vinda-de-quatro-atletas-para-treinar-na-ufjf

Canadá confirma a vinda de quatro atletas para treinar na UFJF

A coordenação técnica canadense confirmou a vinda de quatro atletas que treinarão na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para os Jogos Olímpicos Rio-2016. Na lista, estão Melissa Bishop, da corrida dos 800 metros; Derek Drouin, do salto em altura; Elizabeth Gleadle, de lançamento de dardo; e Ben Thorne, da marcha atlética de 20 km.

A lista com o nome de todos os atletas ainda não foi finalizada pelas delegações. Ao todo são esperados 80 componentes do Canadá, entre equipe técnica e atletas. O atletismo ainda tem provas em fase de classificação para os Jogos, e as confederações também estão realizando seletivas.

A delegação canadense de atletismo está prevista para chegar a Juiz de Fora a partir de 31 de julho e deve permanecer até 10 de agosto. Antes, no dia 22, chegará parte da equipe da China. Além dos dois países, a Universidade receberá atletas de Eslováquia, Egito, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar.

_____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 13/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/ufjf-abre-processo-seletivo-exclusivo-para-surdos-em-curso-de-letras.html

UFJF abre processo seletivo exclusivo para surdos em curso de Letras

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu, pela primeira vez, processo seletivo destinado a candidatos surdos para o preenchimento de três vagas do curso de Letras/Libras. Os interessados devem ter feito o Enem 2015 e comprovar a surdez mediante laudo especializado. 

Os interessados preencher e assinar o Requerimento de Inscrição e entregá-lo na Central de Atendimento da UFJF até o dia 20 de julho, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. O candidato que precisar de atendimento especializado de intérprete terá dias e horários pré-definidos para a inscrição.

A seleção será feita exclusivamente com base na nota do Enem. O resultado será divulgado no dia 21 de julho no site. A pré-matrícula online deverá ser feita pelos próprios candidatos no dia 22 de julho em link a ser disponibilizado na internet. No dia 27 de julho, os aprovados devem passar pela matrícula presencial. 

As aulas começam em 22 de agosto. Confira aqui o edital completo.

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 14/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/juiz-forano-e-quinto-lugar-em-mundial-de-atletismo-escolar/

Juizforano é quinto lugar em Mundial de Atletismo Escolar

O atleta do Centro de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria UFJF), Francisco Perrout, foi quinto colocado em prova dos 3 mil metros rasos realizada nesta quinta-feira (14), integrando o Campeonato Mundial de Atletismo Escolar – o Gyminasiade – na cidade de Trabzon, na Turquia. O jovem, de apenas 16 anos, completou o percurso em sua melhor marca na carreira, de 8min57seg52, superando o tempo de 9min8seg76 que o credenciou a participar da competição pela seleção brasileira de desporto escolar, durante seletiva nacional disputada na capital mineira em maio desta temporada.
Antes da prova, o talento juizforano revelou à Tribuna não se sentir pressionado com a evolução da performance para o evento. A estratégia traçada, ao lado do pai, técnico e coordenador do Cria UFJF, Jorge Perrout, obteve resultado na pista e foi comemorada pelo garoto. “Foi uma prova de altíssimo nível, com atletas do mundo todo, onde consegui fazer uma boa corrida melhorando minha melhor marca”, comemorou.

_____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 14/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/ufjf-convoca-682-candidatos-em-nova-reclassificacao.html

UFJF convoca 682 candidatos em nova reclassificação

Mais de 680 candidatos deverão ser chamados nas listagens de reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – terceiro edital – e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) – quarto edital – para o segundo semestre letivo. Os editais serão publicados nesta sexta-feira (15), a partir das 16h, no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

De acordo com dados do Cdara, serão chamados 672 nomes para a 3ª reclassificação do Sisu e dez nomes para a 4ª reclassificação do Pism. Os candidatos aprovados deverão fazer a pré-matrícula online das 16h desta sexta até o meio-dia da próxima segunda-feira (18).

A matrícula presencial acontece nos dias 27 e 28 de julho. A divulgação do 4º edital de reclassificação do Sisu e do 5º de reclassificação do Pism estão previstos para o dia 22 de julho.
Confira o calendário de editais completo do Sisu para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares; e do Pism para Juiz de Fora e Governador Valadares.

_____________________

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 14/07/2016

Link: http://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2016/07/15-ufjf-convoca-cerca-680-candidatos-nova-reclassificacao/

UFJF convoca cerca de 680 candidatos em nova reclassificação

A Universidade Federal de Juiz de Fora publica, nesta sexta-feira, 15 de julho, a partir das 16h, os editais de reclassificação do Sistema de Seleção Unificada -Sisu (terceiro edital) e do Programa de Ingresso Seletivo Misto – Pism (quarto) para o segundo semestre letivo. Serão convocados cerca de 680 candidatos. A listagem poderá ser conferida no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

De acordo com dados do Cdara, serão chamados 672 nomes para a 3ª reclassificação do Sisu, e dez nomes para a 4ª reclassificação do Pism. Os candidatos aprovados, com interesse em ingressar na UFJF, deverão fazer a pré-matrícula on-line das 16h desta sexta, 15, até o meio-dia de segunda-feira, dia 18 de julho.

Em sequência, os aprovados devem estar atentos às orientações para matrículas presenciais e para a relação de documentação exigida para cada candidato, conforme o grupo de concorrência. A matrícula presencial acontece nos dias 27 e 28 de julho.

A divulgação do 4º Edital de reclassificação do Sisu e do 5º de reclassificação do Pism estão previstos para o dia 22 de julho.

Confira o calendário de editais completo do Sisu: para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares; e do Pism para Juiz de Fora e Governador Valadares.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 15/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-convoca-682-estudantes/

UFJF convoca 682 estudantes

A UFJF divulga nesta sexta-feira (15) a convocação de 682 novos alunos, selecionados nas listagens de reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) para o segundo semestre letivo. Os editais serão publicados a partir das 16h, no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). De acordo com dados do Cdara, serão chamados 672 nomes para a 3ª reclassificação do Sisu, e dez nomes para a 4ª reclassificação do Pism. Os candidatos aprovados, com interesse em ingressar na UFJF, deverão fazer a pré-matrícula online até o meio-dia de segunda-feira (18). Os aprovados devem estar atentos às orientações para matrículas presenciais e para a relação de documentação exigida para cada candidato, conforme o grupo de concorrência. A matrícula presencial acontece nos dias 27 e 28 de julho.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 15/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-sedia-campeonato-de-carrinho-de-rolima/

UFJF sedia campeonato de carrinho de rolimã

A UFJF vai sediar, no próximo domingo (17), o 2º Grande Prêmio Escuderia de Rolimã. A competição terá início às 8h do topo da Faculdade de Engenharia, ao lado do estacionamento do Critt, até a Faculdade de Letras. O evento é organizado pela Faculdade de Engenharia. Uma novidade para essa edição será a participação do Instituto Vitória: toda a renda arrecadada nas inscrições será doada para a instituição, que é referencia em tratamento de pessoas com
deficiência.
Segundo um dos alunos organizadores, Felipe Fachinetto, a primeira edição da competição, realizada em abril deste ano, motivou a preparação para a segunda. “A primeira edição foi muito positiva e, por conta disso, estamos nos empenhando para que a segunda também faça uma integração maior das pessoas com nosso projeto.”
O Grande Prêmio de Carrinho de Rolimã é organizado pela Escuderia UFJF, projeto de extensão da Faculdade de Engenharia da UFJF, que hoje conta com 30 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Produção e Ciências Exatas. Este ano, a equipe participou da Fórmula SAE, uma competição de desenvolvimento de produto, na qual os estudantes deveriam conceber, projetar, fabricar e competir com pequenos carros de corrida. O carrinho de rolimã, também conhecido como “carrinho de rolamentos”, é a denominação dada a um carrinho construído, na
maioria das vezes, em madeira e rolamentos de aço, para a disputa de corridas em ladeira. As corridas, geralmente, acontecem em descidas asfaltadas e lisas.