Estão abertas as inscrições para o recrutamento de startups pelo edital do Sistema InovaLácteos, que oferece suporte técnico-científico para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores e economicamente viáveis para o complexo agroindustrial do leite. As equipes selecionadas receberão consultoria especializada e passarão por um programa sistematizado de aceleração, constituído pelas fases de pré-aceleração e incubação. As finalistas também serão assessoradas no contato com empresas e agentes econômicos do setor lácteo. As inscrições seguem até dia 12 de junho e podem ser realizadas on-line.

Não é necessário que a startup esteja constituída juridicamente para participar do edital.

Na fase de incubação, os grupos receberão aporte de até R$ 25 mil para aprimorar o Produto Minimamente Viável (PMV). “As equipes podem ser criadas no ato da inscrição, ou seja, não é necessário que a startup esteja constituída juridicamente para participar do edital”, elucida a pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e sub-coordenadora do projeto, Maria José Valenzuela Bell

“Foi realizado um levantamento entre diversas associações ligadas ao setor lácteo, das fazendas às empresas, para averiguar quais são as questões e os problemas enfrentados em cada etapa da produção do leite. Por isso, o próprio edital do InovaLácteos já sugere pontos que as equipes podem abordar – mas não se limitam somente a eles, deixando os inscritos livres para criarem seus projetos”, informa Maria José.

Lançamento do Núcleo de Inovação de Juiz de Fora
Os inscritos locais contarão com o apoio institucional do Núcleo de Inovação de Juiz de Fora, integrado por pesquisadores da UFJF. O núcleo será oficialmente lançado na próxima segunda-feira, dia 6, às 10h, em evento sediado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF)

InovaLácteos
O Sistema InovaLácteos é conduzido pela Agência de Inovação Polo do Leite e conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), bem como o apoio político-institucional das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e de Desenvolvimento Econômico (SEDE) do Estado de Minas Gerais. O programa foi criado com o objetivo de conectar instituições, startups, empresas e agentes econômicos do complexo agroindustrial do leite; para isso, dispõe do apoio de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, representados por quatro polos tecnológicos de Minas Gerais, localizados em Juiz de Fora, Viçosa, Uberaba e Lavras.

Outras informações
Inscrições para o InovaLácteos
Programação do evento de lançamento do Núcleo de Inovação de Juiz de Fora

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para agencia@polodoleite.com.br com o assunto “INSCRIÇÃO SISTEMA INOVALÁCTEOS”