A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve dois projetos aprovados no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), dos ministérios da Saúde e Educação. O programa promove a formação de estudantes através do trabalho junto à comunidade, com atividades que reúnem ensino, pesquisa e extensão universitária, em parceria com as secretarias de saúde.
O projeto “PET-Saúde Governador Valadares: Ações para o Fortalecimento da Gestão e da Assistência em Saúde na Macrorregião Leste de Minas Gerais”, desenvolvido pelo campus Governador Valadares, foi aprovado em segundo lugar na seleção preliminar do edital. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde.
Professores de todos os cursos da área de saúde do campus GV participaram da criação da proposta – Farmácia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Fisioterapia e Educação Física, componentes do Instituto de Ciências da Vida (ICV). Segundo a coordenadora do projeto, professora Waneska Alexandra Alves, a ideia nasceu a partir da percepção da necessidade de um reforço na assistência à saúde na macrorregião leste de Minas Gerais, em meio à prática no Observatório de Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (Epi-Obs).
“A proposta é realizar o trabalho com diferentes focos de atuação, como sistemas de informação sobre saúde – algo que se mostrou tão importante na pandemia, apoio ao diagnóstico, rede materna infantil e rede de pacientes crônicos, com o devido fortalecimento dessas redes”, afirma Waneska. Ao todo, a proposta engloba cinco grupos de trabalho voltados à gestão e à assistência em saúde.
Saúde Mental é foco do projeto do campus Juiz de Fora
Também foi aprovado o projeto “PET-Saúde Gestão e Assistência: Saúde Mental e Práticas Integrativas e Complementares”, formulado no campus sede em parceria com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora. O programa é voltado ao desenvolvimento das habilidades e competências interprofissionais em saúde mental e práticas integrativas e complementares.
Participam do projeto professores de diferentes unidades acadêmicas da área da saúde, estudantes e profissionais das equipes da Secretaria de Saúde, que integrarão os grupos tutoriais da gestão e da assistência. Os estudantes participarão do cotidiano da assistência à saúde mental e das práticas integrativas e complementares no município. É prevista, ainda, a capacitação de todos os envolvidos no projeto. Dessa forma, a universidade se empenha em sua parceria com o SUS e colabora para o fortalecimento do sistema, além de prestar suporte à comunidade, promovendo a formação das graduações em saúde em sintonia com a assistência na saúde pública.
“Esse projeto de parceria com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora prevê o fortalecimento da gestão e da assistência de saúde mental e de práticas integrativas e complementares no município visando desenvolver ações, dentre outras, oficinas, fórum para discutir a questão da saúde mental, criação de núcleo interprofissional de extensão em saúde; qualificação do conhecimento popular no uso de plantas alimentícias e medicinais em Juiz de Fora”, afirma a pró-reitora adjunta de Graduação, Beatriz Francisco Farah.
Segundo Beatriz, o PET é capaz de integrar docentes, estudantes e profissionais das equipes de saúde, por meio da construção do conhecimento e da vivência prática no cotidiano. “Esperamos que esse projeto contribua para o fortalecimento das ações de atenção em saúde mental, das práticas integrativas e complementares na cidade e com a formação desses estudantes. Nós já tivemos uma experiência anterior com o PET muito positiva com a secretaria de saúde”, afirma
A participação como bolsista no PET-Saúde também pode levar o estudante a se perceber como um ator no processo de fortalecimento do SUS. “Ele aprende na prática, reconhece as necessidades do sistema. A partir disso, ele consegue pensar em estratégias de superação dos problemas de maneira crítica e reflexiva”, avalia a professora da Nutrição de GV, Waneska Alves.
Após o período de recursos, a previsão é que sejam abertas seleções de bolsistas e preceptores – profissionais que vão acompanhar os estudantes na atuação pelo PET.
Confira o resultado preliminar completo do PET-Saúde: Gestão e Assistência – 2022/2023.