Afonso Albuquerque vai falar sobre fake news, pânico moral e novas dinâmicas do controle da informação em aula inaugural do PPGCom. (Foto: divulgação)

Na semana de retorno presencial, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/UFJF) recebe o professor Afonso Albuquerque (UFF) para a aula inaugural. Com o tema Fake news, Pânico Moral e as Novas Dinâmicas do Controle da Informação a palestra aberta ao público será realizada de forma presencial, na quarta-feira, dia 20 de abril, às 18h, no espaço da biblioteca da Faculdade de Comunicação da UFJF e também será transmitida pelo Instagram oficial do PPGCom (@ppgcomufjf). Durante o evento, todos os protocolos de biossegurança da universidade serão respeitados.

Em 2016, um tema brotou como que do nada e dominou a atenção dos pesquisadores mundo afora: o assalto da desinformação (fake news) no universo da comunicação pública. Albuquerque ressalta que “de acordo com a perspectiva dominante, as mídias sociais criaram um ambiente perigoso que permite a atores políticos extremistas ameaçarem as instituições políticas. Isso até é, em certa medida, verdadeiro. Contudo, qual a verdadeira dimensão do problema? Minha palestra explora a hipótese de que as fake news se tornaram objeto de um pânico moral – uma reação exagerada a um problema concreto”. Sugere ainda que, “tal como ocorre com as doenças autoimunes, a reação ao problema pode vir a ser pior do que o problema em si mesmo. O combate às fake news pode se transformar em um pretexto para a censura da expressão pública de conteúdo político considerado inconveniente”, alerta.

Sobre Afonso Albuquerque

Afonso Albuquerque é docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua como professor titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Superintendente de Comunicação Social. Pesquisador do CNPq desde 1998, em que atua principalmente nas áreas de Comunicação Política, Jornalismo e Comunicação Comparada. Foi presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação (COMPÓS) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), editor da revista Contracampo, coordenador do PPGCom/UFF e do curso de graduação em Estudos de Mídia/UFF.

Transmissão: Instagram PPGCom UFJF