Evento reúne palestras, artigos, minicursos e mesas de debates sobre gestão em empresas privadas, organizações públicas e outros modelos organizacionais (Imagem: Pixabay)

Com o tema “O pensamento latino-americano e a produção do conhecimento em Administração e Estudos Organizacionais”, o professor Paulo Abdala, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fará a palestra de abertura do 3º Seminário de Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, gratuito e aberto à comunidade acadêmica, acontece de 16 a 20 de maio, e as inscrições já estão abertas. 

A programação, em formato híbrido, conta também com sessão de apresentações de artigos publicados nos últimos dois anos, sessão de divulgação de grupos de pesquisa do PPGA, nove mesas de discussão com temas de gestão e organizações, e minicursos. O objetivo é promover pesquisas científicas e incentivar o intercâmbio entre docentes e alunos do Programa

O diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), Elcemir Paço Cunha, destaca que o Seminário trabalha temas atrelados aos estudos na direção do aperfeiçoamento de práticas de gestão em empresas privadas, em organizações públicas e em outros formatos organizacionais. Os temas também abarcam os estudos sobre organizações, processo de trabalho e seus problemas humanos a partir de abordagens histórico-críticas. Assim, os temas encontram ressonâncias em diversas áreas do conhecimento, devido às diferentes abordagens teóricas.

Cunha ressalta o valor deste tipo de iniciativa em um momento onde as universidades federais estão sendo tão atacadas. “Promover a divulgação científica, mas também realizar as mesas, minicursos e palestras é praticamente uma ode à ciência, uma forma de celebrar a capacidade humana de conhecer e transformar o mundo social. É um modo de reafirmar a universidade pública como espaço destinado sobretudo à inquirição e ao avanço científico. É um ato de resistência.”

Todas as atividades estão previstas para acontecerem simultaneamente em ambiente de videoconferência e de modo presencial. O participante pode optar, no ato da inscrição, que pode ser feita até 6 de maio, por uma das duas formas, lembrando que será exigida comprovação de ciclo vacinal completo aos inscritos na modalidade presencial. Em caso de qualquer adversidade, o evento será realizado inteiramente on-line. 

Mais informações
site do evento
Instagram