7 mil refeições são servidas por dia no RU (Foto: Alexander Dornelas)

7 mil refeições são servidas por dia no RU (Foto: Alexandre Dornelas)

Alunos de Ciências Biológicas irão implementar, a partir desta segunda-feira, 18, um projeto de conscientização sobre as sobras de alimentos no Restaurante Universitário do campus. Serão aplicados formulários de pesquisa junto aos usuários para entender melhor os motivos que levam ao desperdício, distribuídos panfletos com orientações sobre o assunto e fixados cartazes visando a sensibilização.

Segundo levantamento já feito pelos alunos junto à empresa responsável pelas refeições, uma média de 30g de alimentos, por prato, são jogados fora. A quantidade representa 6% do peso médio de cada refeição servida – 500g. Considerando as 7 mil refeições servidas por dia, o desperdício por semana, é de cerca de 1 tonelada. Outra questão a ser trabalhada pelos estudantes é a subutilização das canecas de plástico disponíveis. Cerca de 70% dos usuários ainda opta pelos copos descartáveis.

O grupo pretende chamar a atenção para esses números, abordando os impactos na economia e no meio ambiente, como o aumento do efeito estufa gerado pela decomposição dos alimentos. “Também temos que pensar na grande parcela da população que passa fome”, acrescenta Thiago da Silva Novato, do 5º período, chamando atenção para a gestão dos alimentos.

A iniciativa faz parte da disciplina Instrumental em Educação Ambiental, ministrada pela professora Rose Marie Hoffman de Carvalho. Ela explica que nos primeiros meses de aula são apresentados conceitos teóricos e no meio do semestre os alunos já começam a pensar em como desenvolver projetos ligados à educação ambiental. “Geralmente atuamos em escolas da rede pública, mas por conta de ajustes no calendário da UFJF, os alunos sugeriram aplicar o projeto no RU.” A proposta, segundo Rose Marie, é que os resultados sejam levados à Administração Superior da Universidade, para subsidiar ações ou políticas voltadas para minimizar o desperdício.

“A Administração Superior está empenhada em sensibilizar os usuários para que mudem esse hábito. A nossa média de desperdício ainda é menor que a preconizada, que é de 50g. Mas esperamos que as pessoas fiquem atentas e reduzam essas sobras”, destacou a professora.

Atualizada em 20/07 às 11h