Estão abertas as inscrições para os cursos do programa de extensão Boa Vizinhança Línguas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Faculdade de Letras (Fale), tem por objetivo oferecer aos moradores dos bairros do entorno da Universidade a oportunidade de aprendizagem gratuita de vários idiomas. As aulas serão realizadas presencialmente, dentro das normas de biossegurança, a partir de 25 de abril.
Ao todo, são disponibilizadas 280 vagas, 35 por curso, sendo eles: inglês; espanhol; francês; italiano; libras; grego clássico; latim; e português como língua de acolhimento para migrantes, refugiados e apátridas – pessoas que não têm sua nacionalidade reconhecida por nenhum país]. Cada curso tem a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga horária de 60 horas por semestre.
Confira o edital na íntegra aqui.
A pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF, Fernanda Cunha Sousa, ressalta que, além da aproximação com os moradores do entorno do campus, o programa Boa Vizinhança Línguas contribui para a formação acadêmica dos graduandos em Letras. “É um momento histórico retomar as aulas presenciais do programa, para o qual estamos muito animados. A presencialidade e a convivialidade caracterizam o Boa Vizinhança. Assim fortalecemos ainda mais a relação entre a comunidade acadêmica e os moradores do entorno, muitos dos quais adentram o campus pela primeira vez somente com essa iniciativa, embora precisem conviver com toda a dinâmica que o funcionamento da Universidade traz para os bairros próximos.”
Inscrições e requisitos
As inscrições nos cursos do Boa Vizinhança Línguas já estão abertas e vão até 1º de abril. Os interessados devem preencher formulário on-line ou comparecer – de posse dos documentos indicados no edital – na secretaria da Proex, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no prédio da Reitoria, no campus de Juiz de Fora. Conforme decisão do Conselho Superior da UFJF, é necessária a comprovação do passaporte sanitário contra a Covid-19 para acesso às dependências da Universidade. Por isso, na inscrição, será exigida a comprovação de vacinação contra a Covid-19 .
Podem participar do processo seletivo candidatos oriundos de escola pública ou bolsistas integrais de instituições particulares, que não tenham vínculo com curso de graduação ou pós-graduação da UFJF. Conforme já mencionado, as vagas são destinadas, preferencialmente, para moradores do entorno da Universidade e, caso não sejam preenchidas, para interessados dos demais bairros.
Também é exigida como escolaridade mínima o ensino fundamental. Quanto à faixa etária, para todas as turmas o candidato deve ter 16 anos ou mais, com exceção da língua inglesa, para a qual o aluno deve ter idade mínima de 18 anos. Cada candidato pode se inscrever em até três opções dos cursos de língua ofertados, sendo contemplado somente em uma delas. A previsão é de que a lista final com os selecionados seja divulgada em 8 de abril.
Além dos 35 candidatos a serem contemplados com uma vaga em cada um dos cursos, serão listados dez candidatos, que constarão na lista de espera de cada língua oferecida. Caso haja mais candidatos inscritos como primeira opção para as 35 vagas, acrescidas de dez vagas de lista de espera, será feito sorteio público, exclusivamente para as vagas destinadas às línguas em que a procura superar os 45 interessados. O sorteio público dessas vagas será transmitido pelo canal no YouTube da Pró-reitoria de Extensão da UFJF, no dia 6 de abril, às 15h.
Terceirizados
Também há vagas para trabalhadores terceirizados da instituição. Em parceria com a Proex, serão disponibilizadas sete vagas para cada curso oferecido. As inscrições podem ser realizada até o 1º de abril na secretaria da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) ou pelo e-mail: secretaria.proinfra@ufjf.br (informando nome completo, idade, escolaridade, função, empresa vinculada, telefone de contato e cursos de interesse, conforme prioridade).
Confira o edital específico das vagas para terceirizados
Outras informações: (32) 2102-3712 / 3713 / 3704 (Proinfra)
Desde 1998
O Boa Vizinhança Línguas foi idealizado e implantado na UFJF, em 1998, durante a gestão da reitora Margarida Salomão, atual prefeita de Juiz de Fora. Após passar por uma interrupção, as atividades do programa foram retomadas, em 2016, na gestão do atual reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene Silva. Atualmente, o programa extensionista reúne em sua equipe 16 professores e 24 bolsistas da Faculdade de Letras, e oferece para a comunidade externa todas as línguas a que os estudantes da UFJF têm acesso.
Saiba mais
Site do programa de extensão Boa Vizinhança Línguas
Outras informações: (32) 2102-3959/ 3961 (Proex-UFJF)
boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br