Com a frase “Corra sem parar, desvie dos ônibus e alcance as nuvens”, game faz alusão à Semana de Arte Moderna de 1922 (Imagem: Divulgação)

Inspirado na poética muriliana e destinado principalmente ao público infanto-juvenil, a obra/videogame Nubus, da artista Carmem Mattos, tem sua estreia nesta quinta-feira, 24, em fliperama instalado no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). O jogo pode ser acessado presencialmente a partir das 15h e traz uma dinâmica simples e acessível, sem grandes obstáculos ou desafios. 

A realizadora do game conta que sua ideia tem por base o aforismo “Prefiro a nuvem ao ônibus”, do escritor Murilo Mendes, em seu livro “O Discípulo de Emaús”, de 1944. A proposta é instigar os jogadores a uma reflexão sobre as próprias escolhas. “Às vezes, nossas decisões nos levam a alguma recompensa, mas aqui, em Nubus, ela talvez seja apenas a poesia que passa, como ônibus ou nuvem, em nossos dias”, explica.

Com a frase “Corra sem parar, desvie dos ônibus e alcance as nuvens!” para provocar o público, o jogo faz alusão à Semana de Arte Moderna de 1922, que deixou importante contribuição quanto à liberdade estética, explorando ainda as questões em torno da brasilidade e de aspectos sociais.  

Nubus tem realização a partir de recursos disponibilizados pelo Edital Pau-Brasil, lançado pelo Programa Cultural Murilo Mendes, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em 2021. O videogame pode ser acessado também on-line, pelo endereço www.nubus.art.br

Para entrada no Mamm, são exigidos comprovante de vacinação em dia, uso de máscara e distanciamento em todo o percurso do museu.