O impacto do distanciamento social e de circunstâncias acadêmicas causadas pela pandemia de COVID-19 na saúde mental de docentes e discentes de programas de Pós-Graduação em Odontologia no Brasil foi tema da dissertação de mestrado defendida pela pesquisadora Lilian Lopes Barbosa, no último dia 3, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCAS/UFJF-GV).

Egressa do curso de Odontologia da UFJF-GV, Lilian realizou um estudo do tipo transversal com aplicação de questionário on-line, com perguntas relacionadas a fatores sociodemográficos, distanciamento social e circunstâncias acadêmicas decorrentes da COVID-19, associado ao questionário DASS-21 que avaliou a percepção dos participantes sobre níveis de depressão, ansiedade e estresse.

De acordo com a pesquisadora, os resultados demonstraram: que tanto docentes (100%) quanto discentes (99%) tiveram sua rotina alterada devido à pandemia de COVID-19; que um número expressivo de docentes (47%) e discentes (50%) se sentem menos produtivos durante esse período de pandemia de COVID-19;  e que os discentes apresentaram níveis mais elevados de autopercepção de depressão, ansiedade e estresse em comparação aos docentes.

A orientadora da pesquisa, professora Fabíola Galbiatti, ressaltou ainda que a pressão para publicar artigos científicos aumentou a probabilidade de sintomas de estresse e depressão em professores e estudantes de Pós-Graduacão em Odontologia. “Além disso, fatores sociodemográficos e vinculados a pandemia da COVID-19, como ser casado, não ter filhos e fazer parte do grupo de risco, também aumentaram a chance de auto-relato de sintomas de ansiedade, estresse e depressão”, concluiu.

Graduada em 2019 e recém intitulada mestre, Lilian pretende continuar a carreira acadêmica. Atualmente, faz aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor e trabalha na prefeitura da cidade de Ladainha (MG). “Espero que tenha a oportunidade de fazer o Doutorado também, e, quem sabe, um dia ser docente. Agradeço à UFJF-GV por todo o apoio para a concretização desses sonhos e pelo conhecimento adquirido. Meus agradecimentos também à professora Fabíola Galbiatti, que sempre foi uma incentivadora”.