A vice-reitora da UFJF no exercício da reitoria, Girlene Alves, agradeceu os novos profissionais e seus familiares por terem escolhido a UFJF por ser parte desta etapa tão importante da vida de cada um (Foto: Alexandre Dornelas)

Mais de 250 estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) colaram grau em cerimônia remota realizada na segunda-feira, dia 20. Amigos e familiares dos novos profissionais puderam acompanhar o evento ao vivo, por meio do canal da TV UFJF, no YouTubeEstudantes concluintes de Administração Pública; Educação Física; Física; Matemática; Pedagogia e Licenciatura em Computação, oferecidos por meio do Educação a Distância (EAD); e Odontologia, oferecido pelo campus sede, participaram da solenidade.

Durante seu discurso, a vice-reitora da UFJF no exercício da reitoria, Girlene Alves, agradeceu os novos profissionais e seus familiares por terem escolhido a UFJF por ser parte desta etapa tão importante da vida de cada um. “É uma satisfação o momento da formatura e ele é sempre único. A grande missão da universidade pública é não abrir mão de nenhuma vaga e possibilitar que todos os formandos, de todos os cursos, possam chegar a esta etapa e poder trilhar os seus caminhos.”

Larissa: “Formar na atual situação do mundo e do país é uma vitória e uma conquista pessoal” (Foto: Arquivo pessoal)

A concluinte do curso de Pedagogia EAD, Raiuga Junia da Fonseca, que falou em nome de todos os formandos da noite, lembrou da educação transformadora, de Paulo Freire, e do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. “No meio do caminho, tivemos uma pedra chamada pandemia, que ainda não acabou. Por isso, o sentimento, mais do que nunca, é de gratidão.”

Natural de São Vicente de Minas (MG) e oriunda de escola pública, a agora cirurgiã dentista Larissa Almeida argumenta que o atual momento enfrentado pelo país faz com que a conquista do diploma seja ainda mais valiosa. “Formar na atual situação do mundo e do país é uma vitória e uma conquista pessoal. O curso, que antes era de cinco anos de duração, acabou virando seis e a conquista desse sonho tornou-se ainda mais especial. Estes anos na Instituição me fizeram ser além de uma cirurgiã dentista, uma pessoa com mais discernimento e possivelmente mais sábia para enfrentar a atual conjuntura política do país, sábia para enfrentar o mercado de trabalho e para dar mais um passo profissional. Agradeço imensamente pela formação moral e profissional que a faculdade me proporcionou e posso dizer que estes anos deixarão saudades.”

Diploma

Os concluintes dos cursos de EAD devem retirar os diplomas diretamente nos polos. Já os de Odontologia fazem a retirada na Central de Atendimento (CAT), no prédio da Reitoria, no campus sede. Segundo o coordenador da Central de Atendimento (CAT), Mauro Leopoldino, é preciso que o estudante entre em contato com a CAT, pelo número (32) 2102-3911 – telefone e whatsapp – para agendar data e horário. “Além disso, nós notificamos pelo e-mail que estiver cadastrado no Siga, assim que os diplomas estiverem oportunamente disponibilizados para retirada na Central.”