De maneira a promover a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação, a multinacional francesa Danone firmou uma parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) da Universidade Federal de Juiz de Fora em duas pesquisas. A modalidade é financiada em diversas universidades federais brasileiras com recursos advindos do CNPq com o intuito de aproximar a pesquisa científica-acadêmica da realidade industrial.

Diante da aprovação do projeto “Desenvolvimento tecnológico e inovação na cadeia produtiva de alimentos e bebidas” na Chamada 12/2020 do CNPq, a empresa participa no desenvolvimento de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e outra tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química. Esta é a primeira vez que a Danone atua em um projeto da modalidade MAI/DAI no país.

Para Rodrigo Stephani, professor do Departamento de Química, o projeto é de suma importância na formação dos estudantes da universidade, visto que os alunos contemplados já iniciam sua pós-graduação com uma pesquisa de direcionamento industrial declarado. “Essa modalidade do CNPq busca exatamente isso, interligar os três pilares, ciência, tecnologia e inovação de maneira que a parceria público-privada para a ciência aconteça de forma natural, pois desenvolvemos ela em prol da sociedade. Muitas vezes, a universidade não consegue colocar em comercialização por si só a própria pesquisa ou os seus resultados”, reforça.

Projetos focalizados na inovação tecnológica no setor alimentício

Intitulada de “Vitamina C: Quantificação, estabilidade e reações de escurecimento em iogurtes”, a dissertação em Farmácia de Carolina Neves Cunha também coincide com uma demanda da empresa. “Minha pesquisa envolve a quantificação e estabilidade da vitamina C em formulações de iogurtes da Danone. Isso é muito relevante, principalmente num período em que temos interesse em melhorar a  imunidade. Além de agregar valor final ao produto, a pesquisa visa atender a uma demanda do mercado, com consumidores interessados em produtos que visam melhorias para sua saúde”, aponta a pesquisadora.

Já a tese “Processos de separação de membranas aplicados ao design de tecnologias” é desenvolvida por Taynan Landin, aluno do doutorado em Química, com o objetivo de avaliar a aplicabilidade do processo de separação por membranas na formulação e fabricação de produtos laticínios da Danone. “O processo de separação por membranas é uma tecnologia pouco explorada no Brasil, tanto na prática, em plantas industriais, quanto em pesquisas e publicações relacionadas ao assunto. Sendo assim, essa pesquisa tem o diferencial de me proporcionar um conhecimento prático e teórico de um tema inovador para a fabricação de produtos lácteos no país”, explica.

As pesquisas de mestrado e doutorado em Inovação Acadêmica levarão dois e quatro anos, respectivamente, para serem concluídas. Stephani aponta que os benefícios da parceria vão além das melhorias na cadeia leiteira, tendo em vista que o programa facilita a formação de profissionais com um verdadeiro entendimento da realidade do mercado. “O profissional formado pelo MAI/DAI pode vir a trabalhar no setor empresarial, sendo até mesmo absorvido pela própria empresa parceira. De qualquer forma, essa proximidade com a empresa desde o início é uma experiência diferente e que agrega bastante em sua formação”.