Com o objetivo de ser um fórum de discussão sobre avanços na área de Energia Elétrica e Renováveis, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) realiza mensalmente o “Inerge Seminar Series”. Nesta quinta-feira, dia 9, às 16h, o evento recebe o professor titular da Unicamp, Waldir Freitas.

A palestra “Implementando um laboratório vivo para integração de tecnologias emergentes em sistemas de distribuição: uma colaboração CPFL – Unicamp” será transmitida pelo Google Meet e pelo canal do Inerge no YoutubeO evento tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes, empresários e investidores, principalmente na área de Energia Elétrica. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico. O Inerge fornece certificado mediante solicitação.

Laboratório vivo

O professor Waldir Freitas abordará o projeto de implementação de um laboratório vivo concebido para o desenvolvimento de pesquisas de integração de tecnologias emergentes em sistemas modernos de distribuição de energia elétrica. Esse laboratório é fruto da colaboração entre o Grupo CPFL Energia e a Unicamp dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O laboratório permite investigar a integração de geradores fotovoltaicos, veículos elétricos, sistemas de armazenamento de energia, medidores eletrônicos com comunicação e equipamentos de rede empregando eletrônica de potência em sistemas reais, interagindo com os usuários finais. Essa infraestrutura de pesquisa fornece bilhões de medições por ano em tempo real, de forma que metodologias de data analytics e big data podem ser desenvolvidas e validadas. Serão discutidos os principais benefícios de um laboratório vivo em termos de desenvolvimento tecnológico.” explica o responsável pelas mídias sociais do Inerge, João Paulo Torman.

O palestrante

Waldir Freitas é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mesmo local em que posteriormente realizou seu mestrado. Obteve o título de doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp, em 2001, onde atualmente é professor titular. Atuou em diversas oportunidades como professor visitante na Universidade de Alberta e na Ryerson University, ambas no Canadá.

Publicou mais de 70 artigos em revistas científicas e mais de cem em congressos. É co-inventor de duas patentes e de um programa de computador licenciado e comercializado por empresas de TI. Finalizou a orientação de mais de 40 alunos de mestrado e doutorado, sendo que um desses trabalhos foi ganhador do Prêmio Capes de Tese. Atuou como pesquisador principal em mais de 50 projetos de P&D financiados por empresas e agências brasileiras, canadenses e indianas, tendo sido responsável pela concepção e implantação do maior laboratório vivo da América Latina para integração de tecnologias emergentes em sistemas de distribuição.

Inerge

O Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge) é um instituto de pesquisa sob chancela da Capes/CNPq e Fapemig, formado por um conjunto de pesquisadores das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF); Itajubá (Unifei); Rio de Janeiro (UFRJ); Fluminense (UFF); São João Del Rei (UFSJ); e ABC (UFABC).O in stituto foi criado com o objetivo de atuar, principalmente na área de Energia Elétrica, por meio do desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica com alto padrão de qualidade de forma a competir em nível internacional por meio de cooperações internacionais.

Os resultados diretos do Inerge são contabilizados pela transferência do conhecimento tecnológico para os arranjos produtivos do setor elétrico com publicações em periódicos; registro de patentes e softwares resultantes dos projetos realizados em conjunto com as empresas; formação de pessoal qualificado nos níveis de graduação e, principalmente, pós-graduação; atividades de popularização da ciência, junto ao ensino médio e básico.

Outras informações: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Inerge