A organização de dados sobre os aspectos físicos do conjunto de praças de Juiz de Fora é um esforço inédito que deu origem ao livro “Praças de Juiz de Fora, Catálogo de espaços públicos / 2020”. Resultado de dois anos de trabalho de pesquisa e inventário dos espaços urbanos de convivência locais, a obra será lançada nesta quarta, 08 de dezembro, através de live transmitida no canal do YouTube da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir das 20h30.

Resultado de visitas presenciais e trabalhos de análise e descrição, o objetivo do livro é contribuir para uma educação ambiental ampla que também considera o urbanismo como um de seus protagonistas. Com acesso gratuito, em formato virtual, disponível na aba Edições do site do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da UFJF, a publicação é um primeiro passo para difundir o conhecimento sobre as praças juiz-foranas, que acompanham o desenvolvimento da cidade desde a sua fundação, em 1850. As informações ainda visam despertar a atenção dos cidadãos em relação a esses locais públicos, aumentando a consciência sobre suas características, seja isoladamente ou em comparação umas com as outras.

O livro foi produzido de forma conjunta pelo professor da FAU Klaus Chaves Alberto, pelas mestres em Ambiente Construído (Proac-UFJF) Silvia Senra e Eduarda Beraldo e pelas graduandas de Arquitetura e Urbanismo Anna Paula Ribeiro e Maria Cassani a partir do desdobramento da dissertação de Silvia.

Segundo os autores, o catálogo nasce com a finalidade de informar os moradores de Juiz de Fora sobre os espaços públicos e ajudá-los na construção do embasamento de demandas e políticas públicas de intervenção e cuidados. “Conhecer as características físicas de cada uma das praças de Juiz de Fora permite uma perspectiva comparativa que é necessária para o desenvolvimento de uma cidade mais justa e sustentável. Estas informações, portanto, podem ser relevantes para que pesquisadores, gestores públicos e privados, e todos os cidadãos possam refletir, com mais evidências, sobre estes espaços na cidade”, destaca Klaus Chaves.

O lançamento do livro será por meio de uma Live no canal do YouTube da Fau, nesta quarta, às 20h30. O livro ficará disponível on-line para acesso gratuito. (Foto: Divulgação)

Lançamento

O lançamento será por meio de uma live transmitida no canal do YouTube da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, no próximo dia 08 de dezembro, às 20h30, com acesso pelo link.

Outras informações:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF

sil.senra@gmail.com.br

virtus.lab@arquitetura.ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf