A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu início aos trabalhos para atualização do programa de conteúdos cobrados nas provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A proposta será válida apenas para o próximo edital do vestibular seriado, a ser divulgado pela UFJF em 2022 – e não afeta em nada nas avaliações realizadas nesta edição, que acontecem nos dias 5 e 6 de fevereiro. Na última sexta-feira, 3 de dezembro, foi realizada uma reunião para apresentação da proposta.
As modificações não alteram o formato do Programa, que permanece seriado com avaliações no final de cada ano do Ensino Médio. Comissões divididas por área de conhecimento irão criar um novo referencial de conteúdos para cada módulo, ou seja, o que é exigido de conhecimento e competências dos candidatos. Os trabalhos das comissões devem ser concluídos até abril de 2022, para que entrem em vigor no próximo edital do Pism.
As comissões são compostas por professores da UFJF alocados em departamentos cujos cursos estão em diálogo com as disciplinas incluídas nas avaliações: Português, Literatura, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Química, Física, Matemática e Ciências Biológicas.
“Além dos professores da Universidade, também há o envolvimento de docentes da Faculdade de Educação (Faced), do Colégio de Aplicação João XXIII e de educadores encaminhados pela Superintendência Regional de Ensino, que atuam em escolas estaduais e na rede privada de ensino”, explica o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim.
Segundo Amorim, já há uma metodologia para o desenvolvimento dos trabalhos. Ela será baseada no desenvolvimento de um programa, por meio de competências e habilidades, em que a grande referência é o currículo do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais, que por sua vez, é fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Lei nº 13.415/2017.
“Em um primeiro momento, as comissões vão trabalhar em uma proposição de um novo programa. Depois, vamos abrir uma consulta pública para que as pessoas possam opinar sobre esse material. Após esse diálogo, as considerações retornam para que as bancas possam avaliá-las. Por fim, espera-se que em abril de 2022 possamos divulgar os resultados dos trabalhos dessas comissões em todas as disciplinas cobradas no Pism”, explica o pró-reitor de Graduação.
Ainda segundo o pró-reitor, a necessidade de mudança já é observada há algum tempo. No entanto, ainda não tinha sido possível efetivá-la. “Com as alterações na legislação, entendemos que esse é o momento para iniciarmos a reforma desse programa. É preciso que ele olhe para o que os estudantes fizeram e aprenderam no ensino médio para que seja a base de provas mais inclusivas e que selecionem os estudantes, considerando o que eles aprendem durante os três anos em que faz as avaliações.”
Reunião de apresentação
O reitor, Marcus Vinicius David, abriu a reunião organizada para apresentar a proposta e dar início aos trabalhos das comissões. David trouxe um panorama, a nível nacional, sobre a mudança curricular do ensino médio, inclusive que propõe uma possível mudança no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Oficialmente já começamos esse trabalho há um tempo, pois o tema está incluso no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como uma das ações necessárias para a Universidade. Nós valorizamos esse processo e entendemos que ele é fundamental para inserir a UFJF na comunidade e contemplar as necessidades da sociedade e da comunidade escolar.”
O processo de construção do novo programa busca envolver a comunidade universitária e escolar da região. “É de grande representatividade e compromisso com o desenvolvimento desse documento, que ele possa agregar e articular uma proposta em diálogo com as novas diretrizes da reforma do ensino médio. Esperamos ter o imenso prazer de apresentar para a comunidade o resultado desse trabalho em torno do final de março e início de abril”, aponta a pró-reitora adjunta de Graduação, Beatriz Farah.
A coordenadora geral de Processos Seletivos, Katiuscia Antunes, reforçou que a reformulação do conteúdo programático é fundamental diante da reforma do ensino médio e do BNCC. “Tem havido um movimento para aprimorar o currículo do ensino médio e isso reflete no Pism. Sabemos o quanto as escolas se espelham no vestibular seriado para desenvolver as atividades em sala de aula. Precisamos de um programa atual e coerente com aquilo que a UFJF tem trabalhado e organizado ao longo dos anos, afinal milhares de estudantes passam e passaram pelo Pism. Neste ano, há mais de 30 mil estudantes inscritos e essa reunião vai fortalecer o nosso processo de ingresso.”
Caráter histórico
Entre as apresentações, a professora da Faculdade de Letras (Fale), Denise Weiss, contou que acompanha o Pism desde sua implementação e que o vestibular seriado possui um caráter histórico, pois já acontece há mais de 20 anos. “É preciso torná-lo mais próximo daquilo que acontece nas salas de aula nos dias de hoje. Com o tempo, alguns temas se descolaram do que é ensinado e faz com que o programa seja ultrapassado. O nosso trabalho vai afinar nosso contato com as escolas e construir pontes entre o cotidiano de nós, professores da Universidade, com os das redes de ensino público e privado.”
Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF