O professor Igor Maciel da Silva, do departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), recebeu menção honrosa no “Fórum de Estudos Olímpicos 2021” e “III Simpósio Latino-Americano Pierre de Coubertin” pela apresentação do resumo sobre a disciplina eletiva Estudos Olímpicos e Pesquisa Social.

Professor substituto da UFJF-GV desde março de 2020, Igor teve o seu trabalho reconhecido através de um tema que ainda é pouco ofertado nas matrizes curriculares dos cursos de graduação das universidades federais. Em Minas Gerais, por exemplo, apenas a UFJF-GV (eletiva) e a Universidade Federal de Lavras (obrigatória) disponibilizam a disciplina Estudos Olímpicos e Pesquisa Social. “Trata-se de uma oportunidade ímpar de olhar todas as disciplinas do curso de Educação Física (teóricas e práticas) pelo viés olímpico, dialogando política, gênero, costumes, hábitos, escolhas, corpos, teoria e pensar sobre as práticas; sobre o que a Educação Física se pretende a entender, refletir, medir, testar, aconselhar, instruir e aperfeiçoar”, destacou Igor.

Ofertada de modo remoto entre os anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia de Covid-19, o plano de ensino contempla 45 horas teóricas para a discussão de dez tópicos: História e valores olímpicos; Comitê Olímpico Internacional e seus desdobramentos; Símbolos e modalidades; Jogos Olímpicos de Verão, Jogos Olímpicos de Inverno e Jogos Paralímpicos; Mulheres; Racismo; Mídia e política; Brasil nos Jogos Olímpicos; Doping e Tóquio 2020.

Igor afirma ter presenciado a surpresa dos estudantes pela riqueza e possibilidades de discussões das modalidades esportivas ofertadas no curso pelo viés olímpico. “Trabalhar na UFJF-GV jamais será esquecido, sobretudo porque foi aqui que conheci os Estudos Olímpicos. Sou grato a instituição e aos coordenadores e coordenadoras que me concederam a honra de aprender a ser olímpico a cada dia; de poder mediar tal conteúdo para o alunado que assim como eu, se surpreende ao entender ‘de onde veio muita coisa’ que às vezes nos são passadas nas disciplinas mas sem o pensamento de unidade”.

Realizado entre os dias 21 e 23 de outubro, o Fórum de Estudos Olímpicos 2021, acompanhado pelo III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin, reuniu especialistas de diversas regiões do mundo para debates e trocas de experiências, bem como para a divulgação de perspectivas, projetos e trabalhos na área. “A menção honrosa em um evento como esse significa que estou fazendo um bom trabalho. Quando chegou o e-mail com o certificado, eu tive uma sensação melhor do que defender a minha tese. Espero que essa disciplina seja obrigatória no curso de Educação Física da instituição (e em outras). Me sentiria honrado por saber que aquilo que acredito e me alimenta criou raízes aqui e com um pouquinho do meu trabalho. Viva o movimento olímpico! E vivam os alunos e alunas, porque sem eles, a disciplina não seria conduzida com tanta curiosidade, empenho, carinho e muita verdade”, finalizou Igor.